Para adultos que têm dificuldade em alcançar a quantidade recomendada de sono, uma nova pesquisa sugere que “recuperar” as horas de sono perdidas nos fins de semana podem reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.
Muitas pessoas acumulam uma “dívida de sono” durante a semana, na esperança de compensá-la dormindo mais nos finais de semana.
Dívida de sono é a diferença entre a quantidade de descanso de qualidade que precisamos — pelo menos sete horas por noite — e o que realmente conseguimos.
Em uma nova análise, pesquisadores cardiovasculares da China descobriram que pessoas que dormiam mais horas extras no fim de semana tinham 19% menos chances de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com um grupo que dormia menos horas adicionais nesses dois dias.
Pesquisas anteriores já mostraram que a falta de sono está associada a problemas de saúde.
No entanto, havia poucas pesquisas sobre como o sono extra nos fins de semana afeta o coração.
Os pesquisadores analisaram dados de 90.903 indivíduos.
O objetivo era avaliar a relação entre doenças cardíacas e o “sono compensado”, definido como a recuperação da dormida perdida durante o fim de semana.
Os participantes relataram suas horas de sono como parte do programa. Cerca de 1 em cada 5 foram considerados privados de sono, ou seja, dormiam menos de sete horas por noite.
Para a nova pesquisa, os participantes foram divididos em quatro grupos com base em quanto “sono compensado” eles conseguiram “recuperar” nos fins de semana.
Os pesquisadores acompanharam os participantes para verificar se eles desenvolveram doenças cardíacas, utilizando registros hospitalares e informações de registro de causa de morte.
Após um acompanhamento médio de quase 14 anos, os participantes que compensaram com mais horas extras de sono nos fins de semana — de pouco mais de uma hora a cerca de 16 horas — tinham 19% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com o grupo que dormia menos nos fins de semana.
O estudo possui algumas limitações. É uma associação e não prova que o sono compensado nos fins de semana leva diretamente à melhoria da saúde do coração. Outros fatores não estudados podem ser responsáveis pelos resultados.
Além disso, dormir algumas horas extras nos fins de semana pode não compensar totalmente a grande “dívida de sono” acumulada durante a semana. Um estudo de 2019 encontrou uma ligação entre o comportamento de sono compensatório e aumento de lanches e ganho de peso.
Portanto, dormir mais no fim de semana pode apenas reduzir parcialmente o risco de doenças cardíacas.
Por exemplo, dormir mais nos fins de semana pode reduzir a fadiga e a sonolência; no entanto, [isso] pode não reduzir o risco de obesidade em pessoas que estão privadas da boa soneca.