19.1 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioDestaquesO telescópio Hubble acaba de detectar um buraco negro...

O telescópio Hubble acaba de detectar um buraco negro dando origem a novas estrelas

spot_img

Os astrônomos finalmente capturaram uma visão de um buraco negro dando origem a novas estrelas na galáxia Henize 2-10. O buraco negro supermassivo em questão está localizado a cerca de 34 milhões de anos-luz de distância.

Os astrônomos puderam observar o buraco negro graças ao telescópio Hubble. Os astrônomos realizaram um estudo com base em suas observações. O estudo foi publicado no final de janeiro na revista Nature.

Os fluxos de saída de buracos negros foram observados em algumas galáxias anãs com núcleos galácticos ativos1, e provavelmente desempenham um papel no aquecimento e expulsão de gás (suprimindo assim a formação de estrelas), como fazem em galáxias maiores2.

A extensão em que os fluxos de buracos negros podem desencadear a formação de estrelas em galáxias anãs não é clara, porque o trabalho nesta área se concentrou anteriormente em galáxias massivas e as evidências observacionais são escassas3,4,5. Henize 2-10 é uma galáxia anã de explosão estelar relatada anteriormente como tendo um buraco negro massivo central6,7,8,9, embora essa interpretação tenha sido contestada porque alguns aspectos da evidência observacional também são consistentes com um remanescente de supernova10,11.

A uma distância de aproximadamente 9 Mpc, apresenta uma oportunidade para resolver a região central e determinar se há evidências de um fluxo de saída de buraco negro influenciando a formação de estrelas.

Aqui relatamos observações ópticas de Henize 2-10 com uma resolução linear de alguns parsecs. Encontramos um filamento ionizado de aproximadamente 150 pc de comprimento conectando a região do buraco negro com um local de formação estelar recente.

A espectroscopia revela uma estrutura posição-velocidade do tipo sinusóide que é bem descrita por um fluxo bipolar de precessão simples. Concluímos que este fluxo de saída do buraco negro desencadeou a formação de estrelas.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui