As obras na Avenida Victor Ferreira do Amaral, localizada no bairro Tarumã, em Curitiba, devem ser concluídas entre janeiro e fevereiro de 2024, conforme anunciado nesta sexta-feira (13) pelo secretário de Obras da Prefeitura de Curitiba. Inicialmente, a conclusão estava prevista para abril de 2025, mas o cronograma foi antecipado.
A revitalização da avenida faz parte de um projeto de modernização do corredor de transporte que ligará Curitiba a Pinhais, na Região Metropolitana, com a implementação de ônibus elétricos. O secretário também destacou que outras intervenções, como em ruas acessórias, estão na fase final e serão entregues no início do próximo ano.
Além das melhorias no trânsito, o projeto inclui a construção de ciclovias, calçadas acessíveis, reforma de pontos de estação-tubo, melhoria na iluminação e sinalização viária, além do plantio de árvores nativas ao longo da via.
A obra, que faz parte do Lote 4 do Novo Inter 2 e do Complexo Tarumã, vai requalificar 3.866 metros da avenida, com 1.990 metros de intervenção na pista direita e 1.876 metros na pista esquerda, entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’Elboux e Professor Eduardo Correia de Lima. Também será implantada uma faixa exclusiva para o transporte público, o que vai permitir que os ônibus circulem sem competir com o tráfego geral, garantindo mais rapidez no trajeto.
Além disso, será instalado um novo sistema de drenagem, evitando alagamentos e aumentando a durabilidade da obra. Após a conclusão, a via contará com um corredor verde, com o plantio de espécies nativas, como o pau-ferro.
Leia também:
Enquadro termina em tiros e carro recuperado
Ladrões roubavam usando carro da mãe e foram em cana