InícioSaúdeÔmicron BN.1 circula no Brasil

Ômicron BN.1 circula no Brasil

spot_img

A variante está circulando em diversas capitais do Brasil, mas somente agora o Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica identificou a circulação da sublinhagem da Ômicron BN.1 em São Paulo.

Nas últimas semanas os casos dispararam em vários estados brasileiros, mas os sintomas geralmente levam de dois a três dias, com uma febre leve, dor de cabeça e coriza.

Segundo o centro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera a BN.1 uma variante de grande preocupação, mais transmissível, e, por isso, não deve provocar impacto significativo no número de casos no estado de São Paulo. 

A BN.1 foi descrita primeira vez no sistema Pango de linhagens do Sars-CoV-2, na Índia, em 28 de julho. Atualmente, é encontrada principalmente nos Estados Unidos, que registrou 16% de todas as amostras de BN.1 encontradas no mundo.

No Reino Unido foram detectados 15% dos casos de covid-19 causados pela variante, na Áustria, 14%, na Austrália, 14%, e na Índia 11%.

Além da BN.1 circulam no Brasil outras sublinhagens da Ômicron, como a  XBB.1 e CK.2.1.1. No entanto, elas não demonstram força para sobrepor a BQ.1.1, uma das responsáveis pela nova onda de contaminações no Brasil e em outras partes do mundo.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui