29 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioDestaquesOs alienígenas poderiam nos enviar mensagens quânticas pela galáxia?

Os alienígenas poderiam nos enviar mensagens quânticas pela galáxia?

spot_img

Resident Alien (agora transmitido no Peacock ou no aplicativo SYFY!) vê Harry Vanderspeigle – um alienígena disfarçado, cujo nome verdadeiro é impronunciável – enfrentando o conflito entre sua missão de acabar com a humanidade e sua crescente conexão com as pessoas ao seu redor. Em um episódio de 2022, Harry tenta usar ‘Oumuamua para fazer contato com seu povo e atrasar a destruição da humanidade. Não está claro como a tecnologia de comunicação alienígena funciona, mas certamente é mais avançada do que estamos acostumados na Terra.

Na vida real, passamos a maior parte dos últimos 80 anos procurando por sinais de rádio extraterrestres usando uma variedade de radiotelescópios como parte do programa SETI. Até agora, não tivemos sucesso em encontrar evidências de comunicações alienígenas, mas podemos estar procurando as coisas erradas. Em um estudo recente, cientistas da Universidade de Edimburgo propõem que os alienígenas poderiam enviar comunicações quânticas por toda a galáxia sem perder nenhuma informação. Suas descobertas foram publicadas na revista Physical Review D.

A comunicação quântica é um empreendimento relativamente recente para a humanidade, e ainda temos muitos bugs para resolver, mas parece razoável que uma inteligência alienígena ainda um pouco mais avançada na trilha tecnológica do que nós possa ter resolvido.

Enquanto os computadores convencionais usam bits para indicar 1 ou 0, os computadores quânticos usam bits quânticos, popularmente conhecidos como qubits, para transportar informações de uma maneira mais complexa. Além de permitir computadores teóricos que são muito mais poderosos do que nossos melhores supercomputadores, a comunicação quântica também pode oferecer uma segurança dramaticamente melhorada. Dito isto, não é sem seus desafios. De fato, como está, a comunicação quântica é principalmente desafios com poucos sucessos.

Uma das maiores barreiras é a decoerência. Como os sinais quânticos dependem do estado de uma partícula individual e a leitura dessa informação requer a interação com essa partícula na outra extremidade, há um risco considerável de que os dados sejam perdidos ao longo do caminho. Em essência, se uma partícula quântica interage com outras partículas em sua jornada entre o remetente e o receptor, ela se descoordenará e qualquer informação que estiver carregando será perdida. Isso torna a construção de redes em longas distâncias um desafio, embora tenhamos feito algum progresso nesse sentido ultimamente.

Apesar dos obstáculos consideráveis ​​na Terra, os sinais quânticos enviados pelo espaço têm um caminho mais suave para viajar. Isso ocorre principalmente porque o espaço está quase inteiramente vazio. No espaço entre as estrelas, há apenas cerca de um átomo para cada centímetro cúbico, em média, e em algumas regiões fica muito menor. Isso significa que um sinal enviado pela galáxia tem uma boa chance de passar sem interferência de outras partículas.

Os pesquisadores calcularam até que ponto um sinal enviado via raios-X poderia viajar pelo espaço interestelar sem sucumbir à decoerência. Suas descobertas foram surpreendentes em sua esperança. Enquanto as comunicações quânticas na Terra lutam para viajar muito longe, eles descobriram que um sinal através do espaço pode viajar mais longe do que o comprimento total de nossa galáxia.

Se houver alienígenas tentando nos alcançar, procurar interações quânticas pode ser a melhor maneira de recebermos sua ligação. É claro que as comunicações quânticas ainda não nos permitem quebrar a barreira da velocidade da luz, então qualquer conversa permaneceria de longa distância e lenta. Vamos torcer para que quando e se finalmente nos conectarmos, eles nos convidem para uma festa em vez de um massacre.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui