19.6 C
Paraná
sábado, janeiro 18, 2025
spot_img
InícioGeralOs conselhos da vovó para driblar a gripe são...

Os conselhos da vovó para driblar a gripe são verdadeiros?

spot_img

O clima mais frio também pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando a gente mais suscetível às infecções.

Os conselhos da vovó sobre pegar uma gripe ao andar descalço em um chão frio ou sair com o cabelo molhado têm um fundo de verdade. Embora temperaturas mais frias não te fazem pegar gripe, elas podem enfraquecer o sistema imunológico, e o ar mais seco e frio favorece a proliferação de vírus respiratórios.

“Isso não é apenas um conto da carochinha”, afirmou o médico Dr. Winston Rajendram. O corpo geralmente se adapta bem às quedas de temperatura, mas o nariz e as vias respiratórias superiores podem reagir mais lentamente, explicou Andrew Pekosz, professor de biologia molecular e imunologia. Isso pode explicar por que os vírus respiratórios são tão comuns, como sugerem estudos sobre respostas imunológicas nas células da cavidade nasal.

Exposição em Ambientes Internos Durante o Inverno

No inverno, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados com outras, o que aumenta a chance de transmissão de vírus. Por exemplo, compare almoçar em ambientes internos nos meses frios com almoçar ao ar livre no verão.

“Os vírus permanecem por mais tempo em espaços internos menores com pouca ventilação, e as pessoas ficam nesses ambientes por períodos mais longos”, disse Pekosz. Isso contribui para os surtos sazonais de vírus como influenza, SARS-CoV-2 e RSV.

Como se Proteger

Embora não exista vacina contra o resfriado comum, causado por rinovírus, algumas precauções valem para todos os vírus respiratórios. Vestir-se adequadamente com chapéus e luvas, usar máscaras para proteger os outros ao estar doente e permanecer em casa quando apresentar sintomas podem ajudar a reduzir a propagação.

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar o rosto e cobrir tosses ou espirros com o braço ou um lenço, em vez das mãos, são medidas adicionais preventivas. Reuniões grandes, como festas de fim de ano, também podem aumentar os riscos de transmissão.

“Em temperaturas mais frias, os vírus ficam mais ativos”, explicou Rajendram, acrescentando que o risco de infecção aumenta nessas condições.

Por Que os Vírus São Mais Ativos em Climas Frios?

Os vírus precisam de um hospedeiro para se replicar e sobrevivem fora dele por pouco tempo. Quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, ela libera gotículas respiratórias contendo o vírus. Em ar mais frio e seco, essas gotículas permanecem suspensas por mais tempo, aumentando a probabilidade de infectar outras pessoas. O ar-condicionado, que reduz a umidade, também pode agravar esse efeito.

Por outro lado, maior umidade e temperaturas mais altas reduzem a sobrevivência de um vírus fora de um hospedeiro. Pesquisas sugerem que, em alta umidade, os vírus da gripe se ligam a moléculas de água e caem no chão, limitando a transmissão pelo ar.

Embora a Covid e gripe possam se espalhar ao longo do ano, até mesmo em climas tropicais, baixa umidade favorece a transmissão viral, observou Pekosz.

“Isso inclina ligeiramente a balança a favor do vírus”, disse ele.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui