“Se você me aceitar de volta, eu prometo que vou mudar.”
Muitas vezes, ex-namorados tóxicos tentarão entrar novamente em nossas vidas sob o pretexto de mudança: eles dirão que se tornaram um parceiro mais amoroso e até oferecerão presentes tentadores. Mas eles querem dizer isso?
Embora alguns casais possam se reconciliar de maneira saudável, os especialistas alertam para uma tática comum usada por parceiros narcisistas e abusivos: “aspirar”. Com o nome de avacuum, envolve sugar alguém de volta para um relacionamento tóxico ou emocionalmente abusivo por meio de manipulação e mentiras.
“Os narcisistas vão passar o aspirador durante os diferentes estágios do relacionamento. É um tipo de chantagem emocional”, diz Manjit Ruprai, terapeuta de recuperação de abuso narcisista. “Você inicialmente ficará preso em um ciclo de bombardeio de amor, o que significa que eles serão especialmente legais quando você os pegar de volta. de amor e abuso.”
‘Amor de luta’ é tóxico: por que estamos romantizando isso?
Hoovering, ‘ligação de trauma’ e a dificuldade de sair de um relacionamento abusivo
Quando alguém aspira, a intenção não é construir um romance estável. De acordo com Ramani Durvasula, psicólogo clínico e autor de “Should I Stay or Should I Go?”, aspirar é uma tentativa que alimenta o ego de recuperar o poder e continuar um ciclo de abuso emocional.
“A maneira como o aspirador suga sua vítima de volta muitas vezes pode ser bastante enganosa”, diz Durvasula. “Eles podem dizer algo como, ‘baby, se você me aceitar de volta, nós vamos comprar aquela casa’; ou ‘Eu não vou trabalhar mais no bar se voltarmos a ficar juntos.’ Então, a volta se torna atraente porque oferece coisas que eles sabem que a pessoa quer.”
Essa estratégia costuma ser bem-sucedida. Isso porque aqueles que recebem podem formar “vínculos de trauma” ou se apegar a recompensas intermitentes, como presentes ou bajulação, após episódios de abuso emocional.
“A bondade existe com o propósito de manter o poder e o controle”, explica Lisa Sonni, coach de relacionamento especializada em recuperação de abuso narcisista.
“Qualquer um que é abusado 24 horas por dia iria embora. Mas quando você mistura isso com aspirar, ou esses momentos fugazes de se sentir incrível, você se sente mais ligado. Você sente que não pode sair, e às vezes você não quer para.”
Ruprai acrescenta que também existem fatores neurológicos em jogo que tornam mais difícil deixar o relacionamento. A pesquisa mostrou que um neuroquímico responsável é a oxitocina, o hormônio do vínculo social que pode aumentar sob condições angustiantes.
“Por um lado, você está sendo uma bomba de amor”, diz Ruprai. “Mas, por outro lado, seus níveis de estresse estão dizendo que você precisa se afastar dessa pessoa, mas isso se torna difícil porque você ficou tão confuso com o reforço positivo e o aspirador e, infelizmente, os produtos químicos de ligação (oxitocina) são mais fortes. .”
De Gabby Petito a Tyga a ‘MAID’: ‘Não sei quantos momentos temos que ter antes que isso importe’
Seu ex tóxico realmente mudou?
É possível que as pessoas corrijam tendências doentias. Mas como você pode dizer quando os avanços de um ex são genuínos?
Alguns sinais de mudança significativa incluem tomar medidas comportamentais como terapia ou reconhecer a dor que causaram. Alguém que é verdadeiramente bem-intencionado e com remorso também será calmo e respeitoso quando seus gestos românticos forem rejeitados.
“Uma pessoa verdadeiramente arrependida pode admitir o que fez”, diz Ruprai. “Alguém que está aspirando vai se vitimizar e transferir a culpa. Um pedido de desculpas genuíno significa que eles estão arrependidos e podem listar exemplos de seu comportamento abusivo e assumir a responsabilidade… mas os narcisistas geralmente não têm empatia, compaixão ou remorso.”
Em muitos casos, os especialistas dizem que é improvável que o comportamento narcisista ou abusivo possa mudar em um curto período de tempo.
“O narcisismo é um padrão muito rígido e improvável de mudar”, diz Durvasula. “Se vocês terminaram há algumas semanas, não há quase nenhuma probabilidade de que uma mudança significativa tenha acontecido. Acho que nenhum de nós poderia fazer isso em alguns meses.”
A melhor maneira de responder ao hoovering é “bloquear, excluir e ignorar” para evitar que ele se transforme em perseguição, assédio ou ameaças verbais.
“Não se envolva”, aconselha Sonni. “Não responda. Mesmo que esteja dizendo ‘não’ mil vezes, um narcisista perceberá isso como uma vitória, como ainda mantendo o controle porque eles têm a capacidade de perturbar você.”