20 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeOs novos meios dos carrapatos nos deixar doentes

Os novos meios dos carrapatos nos deixar doentes

spot_img

Especialistas acreditam ter confirmado o primeiro caso de uma doença transmitida por carrapatos causada por uma bactéria. Um homem de 75 anos foi o sujeito do caso e provavelmente contraiu a doença de um carrapato de estrela solitária. Felizmente, antibióticos foram usados para tratar o homem.

O caso foi discutido em profundidade na edição mais recente do jornal Doenças Infecciosas Emergentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Médicos e pesquisadores da Universidade de Washington, da Universidade do Alabama em Birmingham e do CDC estão entre seus autores.

O relatório diz que o senhor de 75 anos, consultou médicos pela primeira vez em abril de 2019. Ele estava exausto ao ponto da exaustão e também vinha tendo acessos frequentes de febre, calafrios, suor, dor de cabeça e tontura por cerca de um mês. O homem não saía da cidade há algum tempo, mas quatro semanas antes do início do problema, ele descobriu um carrapato se alimentando dele. Depois disso, exames mostraram que ele tinha um tipo de bactéria chamada espiroquetas no sangue. As espiroquetas são um grande grupo de bactérias que se parecem com espirais e são conhecidas por serem transmitidas por carrapatos. Ele logo foi prescrito antibióticos pelos médicos.

O homem teve febre alta e ficou estupefato (uma condição na qual uma pessoa quase não responde) após a primeira dose. No entanto, ele se recuperou em um dia e completou com sucesso todo o programa de tratamento. Quaisquer sinais de infecção que ainda estivessem presentes desapareceram nos meses seguintes também.

O diagnóstico do homem seria confirmado após três meses: Febre recorrente causada por carrapatos (TBRF). Várias espécies de bactérias Borrelia, parentes distantes das bactérias da doença de Lyme, são conhecidas por serem a causa da TBRF. No entanto, nenhum desses germes conhecidos foi encontrado quando eles examinaram a genética da bactéria no sangue do homem sob um microscópio; Em vez disso, eles descobriram a bactéria Borrelia lonestari. De acordo com os resultados, este é provavelmente o primeiro caso conhecido de TBRF causado por B. lonestari.

A história de B. lonestari é interessante. Foi descoberto pela primeira vez que infectava humanos há mais de duas décadas e pode ser encontrado com frequência em carrapatos de estrelas solitárias. A doença eruptiva associada ao carrapato do sul (STARI), uma doença transmitida por carrapatos com sintomas semelhantes aos da doença de Lyme, incluindo uma erupção cutânea em forma de olho de boi, foi inicialmente considerada causada pela bactéria. STARI foi espalhado pelo carrapato estrela solitária. No entanto, pesquisas subsequentes não confirmaram essa conexão e ninguém está ciente das causas da STARI no momento.

Para esta situação, porém, já se sabe que uma relação direta de B. lonestari, chamada Borrelia miyamotoi, pode ocasionar aqui e ali TBRF. A maioria das infecções por TBRF é causada por várias bactérias que são transmitidas por “carrapatos moles”, mas B. lonestari seria o segundo germe de TBRF conhecido por ser transmitido por carrapatos duros, se confirmado.

De acordo com os autores do estudo, B. lonestari pode ser menos propenso a espalhar doenças do que outros germes conhecidos transmitidos por carrapatos. Este homem estava tomando imunossupressores para controlar seu linfoma de crescimento lento, o que pode ter agravado sua condição. No entanto, eles também apontam que os métodos laboratoriais convencionais são difíceis de usar para identificar B. lonestari, o que significa que os médicos podem ter perdido muitos casos potenciais até este ponto. De qualquer forma, provavelmente teremos uma melhor compreensão da frequência com que isso pode causar doenças.

De acordo com o autor do estudo e especialista em doenças infecciosas Vazquez Guillamet, “nos próximos anos, uma maior conscientização sobre o potencial patogênico de B. lonestari e o uso de diagnósticos moleculares podem nos dar uma aproximação sobre a carga real de doenças humanas causadas por essa bactéria”.

Como as populações de carrapatos continuam a expandir seu alcance em climas mais quentes, prevê-se que as doenças transmitidas por carrapatos se tornem mais comuns e difundidas.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui