17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioSaúdeOssos quebrados? Sem problema! RNA mensageiro reconstrói melhor do...

Ossos quebrados? Sem problema! RNA mensageiro reconstrói melhor do que antes

spot_img

Ossos são duros. Eles evoluíram para suportar cargas pesadas e suportar pressões intensas, e na maioria das vezes nem percebemos que nossos ossos estão lá, produzindo células sanguíneas e mantendo toda essa operação unida. Isto é, até que um osso se quebre, então de repente estamos aguda e dolorosamente conscientes de sua existência dentro de nós.

Na maioria das vezes, quando um osso quebra, eles cicatrizam bem sem muita intervenção. Os médicos normalmente intervêm para colocar as peças na posição certa, estabilizá-las e deixar o corpo fazer o que quer. No entanto, se o defeito no osso for grande, o corpo luta para regenerar o osso de forma eficaz e é necessária uma maior intervenção.

O FDA aprovou anteriormente o uso de BMP-2, um fator de crescimento ósseo, para uso em fraturas graves. Os resultados do BMP-2 têm sido historicamente mínimos, e a alta dosagem necessária pode resultar em efeitos colaterais significativos, tornando-o uma solução menos do que ideal.

Pesquisadores da Mayo Clinic e colegas de outras instituições desenvolveram agora uma terapia alternativa usando RNA mensageiro, a tecnologia que ganhou as manchetes nos últimos anos por seu uso em vacinas COVID-19. Suas descobertas foram publicadas na revista Science Advances.

Esta nova terapia, em última análise, usa os mesmos fatores de crescimento de BMP que a terapia anterior, com a principal diferença sendo a via de entrega. Enquanto a terapia anterior administrava BMP-2 por via intramembranosa, o novo protocolo de mRNA viaja ao longo dos caminhos endocondrais. Isso é importante porque os ossos longos se desenvolvem e se curam por meio da ossificação endocondral. Em essência, a nova terapia é mais eficaz porque está fornecendo os impulsos necessários para a porta da frente do corpo, utilizando o desenvolvimento natural do corpo e os processos de cura.

O RNA mensageiro leva o nome de sua função. Ele serve como o passo intermediário entre um gene e a proteína que ele codifica. É essencialmente um conjunto de instruções dizendo ao corpo para fabricar um determinado produto. No caso das vacinas COVID-19, o mRNA funciona dizendo às nossas células para produzir a proteína spike que existe na superfície do vírus. Uma vez que essas proteínas são produzidas, o sistema imunológico responde, criando anticorpos. Esta nova terapia funciona de forma semelhante, dizendo ao corpo para produzir proteínas BMP-2, instigando o crescimento de novos ossos. Em vez de uma resposta imune, você obtém ossos melhores, mais rápidos e mais fortes do que as intervenções anteriores.

É importante ressaltar que, ao contrário de outras terapias genéticas, o mRNA não está realmente alterando seu DNA. Uma vez que ele entrega as instruções de codificação da proteína para a célula, ela se degrada rapidamente e, finalmente, desaparece do corpo. Nos experimentos do estudo, os cientistas não conseguiram detectar a presença de mRNA no corpo após 10 dias.

Para testar a terapia, os cientistas usaram ratos machos jovens e saudáveis, sem outros problemas de saúde significativos. A lesão no osso femoral foi introduzida nos ratos usando uma placa em ponte para criar um grande defeito suficiente para que, se não fosse tratado, não cicatrizasse. Lesões semelhantes em humanos geralmente exigem amputação do membro. Em seguida, uma esponja de colagem contendo o RNA mensageiro foi implantada. Essa esponja serviu como um andaime tanto para a entrega de RNA quanto para o crescimento ósseo.

Eles descobriram que a introdução de mRNA dessa maneira pode curar grandes defeitos segmentares nos ossos, induzindo a produção de fatores de crescimento ao longo de apenas alguns dias. Embora o mRNA tenha desaparecido do corpo de forma relativamente rápida, foi suficiente para impulsionar a regeneração óssea.

Como resultado, parece que apenas um tratamento é necessário para regenerar os ossos. Além disso, quando comparado com a terapia tradicional com BMP-2, pode ser administrado em doses comparativamente baixas, é mais barato e não apresenta efeitos colaterais.

No entanto, a natureza do estudo foi limitada a ratos machos, jovens e saudáveis. Como tal, os resultados também são limitados em escopo. Pode ser que não seja tão eficaz em outras circunstâncias, como defeitos ósseos causados ​​por tumores.

Experimentos futuros investigarão sua eficácia em ratos fêmeas e em animais maiores, como porcos e ovelhas, e, eventualmente, testes em humanos.

Parece que nos encontramos no início de uma revolução médica como resultado das tecnologias de mRNA. Ainda não se sabe como a tecnologia evolui ao longo do tempo, mas, pelo menos por enquanto, sabemos que ela tem bons ossos.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui