20.6 C
Paraná
sexta-feira, outubro 18, 2024
spot_img
InícioCiênciaOutro cometa brilhante está vindo para a Terra

Outro cometa brilhante está vindo para a Terra

spot_img

De acordo com os astrônomos que investigaram o objeto, um cometa que se aproxima recentemente observado por telescópios na China e na África do Sul pode ser tão visível no céu noturno no próximo ano quanto um planeta.

C/2023 A3 é o nome do cometa, que consiste em rocha, poeira e gelo (Tsuchinshan-ATLAS). De acordo com o Centro de planetas menores, foi descoberto em janeiro por astrônomos do Observatório da Montanha Púrpura, na China, seguido pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroide (ATLAS) em 22 de fevereiro.

A LiveScience relata que imagens tiradas em dezembro pelo Observatório Palomar revelaram posteriormente o cometa.

A órbita grande e elíptica do objeto significa que ele completa uma viagem ao redor do Sol a cada 80.660 anos. A EarthSky prevê que, em setembro de 2024, chegará mais perto do Sol e, em 13 de outubro de 2024, chegará mais perto da Terra.

No entanto, o visitante corre o risco de ser destruído. C/2023 A3 estará mais perto do Sol do que Mercúrio está de Mercúrio – uma bola quente de gás, caso você esteja se perguntando – que, se ficar muito quente, pode fazer com que o cometa derreta.

Os astrônomos acreditam que o cometa brilhará mais do que o Green Comet (C/2022 E3 (ZTF)), que passou pela Terra no mês passado pela primeira vez em 50.000 anos. O Cometa Verde atingiu seu ponto mais brilhante em torno de +4,6, que era visível a olho nu em céus muito claros, mas era mais fácil de ver com telescópios.

Se o C/2023 A3 for capaz de suportar o calor do Sol, poderá atingir uma magnitude de -5 quando estiver no seu ponto mais brilhante, o que equivale aproximadamente ao brilho de Vênus no céu noturno. Como ponto de comparação, a magnitude aparente da Lua cheia é -11, enquanto a do Sol é -26,7.)

À medida que se aproxima do centro do nosso sistema solar, vamos aprender mais sobre o tamanho do cometa e se ele poderia ou não sobreviver.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui