O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) está com até 25% dos agendamentos de consultas perdidos devido a pacientes que realizam marcações, mas não comparecem. Áreas como a dermatologia pediátrica, nutrologia e psiquiatria registraram ausência de até 26% dos pacientes em 2023.
Com o intuito de desencorajar o absenteísmo e otimizar o atendimento, a partir de 1º de março, os pacientes que não comparecerem às consultas no Centro de Saúde sem justificativa, e não cancelarem com pelo menos 24 horas de antecedência, serão sujeitos a uma taxa de agendamento equivalente a 30% do valor da consulta realizada na rede credenciada, atualmente correspondendo a R$ 25.
A decisão de cobrança foi discutida pelo Conselho de Administração do ICS, visando facilitar o agendamento para outros pacientes. Essa prática está prevista no artigo 44 do Regulamento dos Planos de Saúde ICS, que estabelece que o ônus decorrente da ausência do beneficiário será cobrado, limitando-se aos valores da tabela de procedimentos do ICS praticada à época da ocorrência, desde que o cancelamento não tenha sido realizado com pelo menos 24 horas de antecedência em dias úteis.