18.3 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioParanáParaná apresenta crescimento nos setores de turismo e serviços

Paraná apresenta crescimento nos setores de turismo e serviços

spot_img

O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento acumulado de 4% no volume de serviços prestados por empresas, um índice que supera em 2,5 vezes a variação registrada pelo Brasil no mesmo período, que foi de 1,6% no setor. Esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também indicam um desempenho acima da média estadual no turismo.

Entre maio e junho, o Paraná teve um aumento de 3% no volume de serviços prestados, o que, segundo o IBGE, representa a segunda maior contribuição para o crescimento mensal do setor no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, que apresentou uma variação de 2,6% entre os dois meses, mas com um impacto maior no volume total nacional.

Comparando junho de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, o volume das atividades de serviços no Paraná cresceu 2,1%. Nos últimos 12 meses analisados pelo IBGE, o Estado acumula uma alta de 7,4%.

Todos os setores de serviços definidos pelo levantamento do IBGE registraram crescimento em 2024. Os serviços profissionais, administrativos e complementares acumulam um aumento de 4,4%, seguidos pelos serviços prestados às famílias, com alta de 4%, os serviços de informação e comunicação, com 3,8%, e os serviços de transportes e correios, com 2,2%.

A maior expansão, contudo, foi nos outros serviços, que abrangem uma variedade de atividades com menor peso econômico, crescendo 8,3% de janeiro a junho.

O IBGE apresenta os dados da PMS por meio de dois indicadores: volume e receita nominal. O volume mede a quantidade “real” de serviços realizados em um determinado período, ajudando a compreender o crescimento do setor sem os efeitos da inflação sobre os preços. Já a receita nominal considera a variação da receita bruta das empresas, funcionando como um retrato do quanto de dinheiro foi movimentado pelo setor.

No indicador de receita nominal, as empresas paranaenses que prestam serviços acumularam uma alta de 9% no primeiro semestre de 2024, superando a média nacional de 5,8%. Os resultados do Paraná também são superiores em outros recortes temporais: na variação mensal, o aumento no Estado foi de 3,2% contra 2,7% na média do país. Comparando os meses de junho de 2023 e 2024, as empresas no Paraná ampliaram suas receitas em 8,8%, em contraste com uma variação de 6,3% para todas as empresas brasileiras.

As empresas ligadas aos serviços profissionais, administrativos e complementares aumentaram suas receitas em 10,3% no primeiro semestre de 2024. Em seguida, destacam-se os serviços de transportes e correios, com alta acumulada de 9,6% na receita nominal, os serviços prestados às famílias (9%) e os serviços de informação e comunicação (8,9%). As demais atividades, agrupadas em “outros serviços”, tiveram um ganho de receita de 13,1% até agora neste ano.

O setor de turismo, analisado separadamente pelo IBGE devido à sua importância econômica e à necessidade de monitoramento detalhado, inclui empresas que têm um impacto significativo no desenvolvimento regional e na geração de empregos. As principais empresas atuam nos setores de hospedagem, transporte de passageiros, alimentação, agências de viagens e atividades culturais e de lazer.

No Paraná, o turismo cresceu 2,1% entre maio e junho e teve um aumento acumulado de 5% nos primeiros seis meses de 2024, quase quatro vezes acima da média nacional, que foi de 1,3% no ano. Este foi o quarto melhor resultado do semestre, atrás de Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Comparado a junho do ano passado, o aumento no Estado foi de 5,8%, enquanto o crescimento do segmento no Brasil foi de 3,9%.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui