16.9 C
Paraná
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioCidadesParaná arrecada ajuda aos desabrigados do Rio Grande do...

Paraná arrecada ajuda aos desabrigados do Rio Grande do Sul

spot_img

A primeira-dama Luciana Saito Massa organizou uma reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses para reforçar a campanha SOS RS. Durante o encontro remoto, ela solicitou o apoio dos municípios para a arrecadação de donativos destinados à população gaúcha, que enfrenta os impactos da pior catástrofe meteorológica já registrada na história do Estado.

Até a próxima quarta-feira (8), estão sendo aceitas doações de alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, assim como colchões, colchonetes e cobertores. Os itens podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná no Estado, os quais serão posteriormente encaminhados pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná para o Rio Grande do Sul. Ao término do período de arrecadação, o Governo do Paraná prestará contas sobre os donativos recebidos e enviados.

Durante a reunião, Luciana Saito Massa recordou que o Paraná enfrentou uma situação semelhante, embora em menor escala, no final do ano passado, e naquela ocasião contou com a solidariedade de outros estados. “Os meses de outubro e novembro de 2023 foram muito desafiadores, especialmente para a população do Sudoeste do Estado, com fortes chuvas e ventos, porém não se comparam à situação que a população gaúcha está enfrentando agora”, afirmou.

“Este é o momento para a população paranaense demonstrar sua solidariedade, retribuindo a ajuda que recebemos e mobilizando o poder público, a iniciativa privada e as pessoas em geral, dentro das possibilidades de cada um, para aliviar o sofrimento do povo do Rio Grande do Sul neste momento crítico”, acrescentou a primeira-dama.

Até o momento as fortes chuvas afetaram cerca de 351 mil pessoas em 235 dos 496 municípios gaúchos. Desde o início da crise, 39 pessoas morreram, 68 ficaram feridas e outras 68 permanecem desaparecidas. A Defesa Civil gaúcha já registrou mais de 32 mil pessoas fora de casa, sendo aproximadamente 8 mil em abrigos e 24 mil desalojados (em casas de familiares ou amigos).

Infelizmente, a previsão é de que a condição se mantenha pelo menos até o sábado (4), com acumulados de chuva que podem chegar até 400 milímetros. O volume se soma aos mais de 300 milímetros já registrados nos últimos quatro dias, o que tende a agravar a situação.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui