Às vezes, pode ser difícil evitar bebidas alcoólicas em eventos sociais, mas o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de pressão alta.
Se você já tem pressão alta, seu médico pode ter recomendado que você beba álcool com moderação e reduza seu consumo geral de álcool.
“Embora não recomendemos aos pacientes que se abstenham completamente do uso de álcool se tiverem pressão alta, recomendamos que moderem ou diminuam seu consumo de álcool”, disse Sahadeo Ramnauth, diretor de cardiologia ambulatorial em um e-mail.
Um relatório de 2023 descobriu que beber muito álcool regularmente, excedendo 30 gramas por dia, pode aumentar significativamente o risco de desenvolver pressão alta. De acordo com uma análise recente quanto mais bebidas alcoólicas você consome por dia, maior tende a ser sua pressão arterial sistólica.
A AHA afirma que mesmo as pessoas que consomem uma bebida alcoólica por dia mostraram uma ligação com pressão arterial mais alta em comparação com não-bebedores.
Quando você consome álcool, pode levar a um aumento na excitabilidade do sistema nervoso simpático (SNS). Quando o SNS é estimulado ou “ativado” devido ao estresse ou ingestão de álcool, ele trabalha mais do que o normal.
Quando o SNS é ativado pelo álcool, pode aumentar as frequências cardíacas e contrair os vasos sanguíneos. A ativação prolongada do SNS pode contribuir para problemas de saúde como pressão alta.
Ramnauth disse que o álcool também pode prejudicar ou diminuir os “barorreceptores no cérebro que perceberiam a pressão arterial.” Esses barorreceptores regulam a pressão arterial detectando mudanças e sinalizando ao corpo para se ajustar. Quando são prejudicados pela ingestão de álcool, o corpo pode não responder tão eficazmente às mudanças na pressão arterial, levando à pressão alta persistente.
O álcool também estimula a liberação de adrenalina e coloca o corpo em um estado de luta ou fuga, levando a uma pressão arterial elevada.
“Essa interação complexa leva a uma pressão arterial elevada e subsequente hipertensão”, disse Ramnauth. No entanto, “como todos têm fisiologias diferentes, muitas pessoas podem reagir à mesma quantidade de álcool de maneiras diversas”, acrescentou.
A mesma quantidade de álcool para alguém com pressão alta varia com base em fatores como estado de saúde individual, idade, peso, nível de condicionamento físico e mais, de acordo com Louis Morledge, MD, um internista certificado pelo conselho na Northwell Health.
“Se você tem pressão alta, provavelmente é do seu interesse beber minimamente”, disse Morledge.
Em geral, os especialistas sugerem que pessoas com pressão alta não devem exceder o consumo moderado de álcool, que é uma bebida ou menos por dia para mulheres e duas bebidas ou menos por dia para homens.
O tipo de álcool não importa, mas sim a frequência do consumo, de acordo com Sameer Amin, MD, cardiologista e diretor médico.
“Não há dados significativos para apoiar uma bebida alcoólica em relação a outra”, disse Amin em um e-mail. “Geralmente, entende-se que o efeito na saúde de uma pessoa depende mais da quantidade de álcool consumida do que do tipo de álcool.”
Além de reduzir o consumo de álcool, você pode incorporar outras mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares e manejo do estresse, para ajudar a baixar sua pressão arterial.
“Os melhores meios para manter uma boa saúde e baixar a pressão arterial são manter um peso saudável, fazer exercícios regularmente e manter uma boa dieta com baixo teor de sal e composta predominantemente por alimentos não processados”, disse Amin.