Praticamente toda a soja que sai do Porto de Paranaguá, no Litoral, está indo para a China, representando uma fatia esmagadora de 91,8% das exportações desse produto. Nos primeiros três meses deste ano, 3.208.185 toneladas de soja foram despachadas do porto paranaense para o país asiático.
O Porto de Paranaguá subiu de posição no ranking nacional em termos de movimentação de soja com destino à China, passando do terceiro lugar para o segundo (20%), ficando apenas atrás de Santos (42,4%). Isso se traduz em um valor massivo de US$ 6,7 bilhões, de acordo com dados na modalidade FOB, onde o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte.
Embora a safra de soja no Brasil tenha diminuído, os portos paranaenses continuam a atender a uma demanda descomunal da China por esse produto. No primeiro trimestre deste ano, houve um recorde de movimentação geral, com a maioria das cargas seguindo para a Ásia, o que ressalta a importância dos portos na região.
Além da estratégia logística dos portos, a redução da produtividade em outros países, como a Argentina, contribuiu para o aumento das exportações de soja. Com uma safra esperada de apenas 50 milhões de toneladas na Argentina este ano, em comparação com os 146 milhões de toneladas previstos no Brasil, a China continua a ser o principal destino da soja brasileira.