Se você se pega rolando sem pensar pelas redes sociais, aplicativos de compras ou feeds de notícias até altas horas da noite, você não está sozinho. Os smartphones se tornaram uma parte inseparável da vida cotidiana, mas novas pesquisas sugerem que até mesmo uma breve pausa para um detox tecnológico pode beneficiar sua saúde mental. Embora os smartphones tenham adicionado muitos recursos para ajudar a melhorar a saúde mental, um novo estudo descobriu que participantes que restringiram o acesso à internet nos smartphones por apenas duas semanas relataram melhorias no humor, bem-estar e foco.
Surpreendentes 91% dos participantes se sentiram melhor após o breve detox tecnológico, com muitos experimentando uma redução nos sintomas depressivos comparável ao uso de medicamentos antidepressivos, afirma o estudo. A maioria de nós possui um smartphone, e é fácil esquecer que a conectividade constante é um fenômeno relativamente novo. Diferente dos primeiros dias da internet, quando o acesso era limitado a um computador desktop em uma sala compartilhada com a família, hoje a internet está sempre ao alcance das mãos. Essa mudança trouxe consequências não intencionais—incluindo aumento do estresse, ansiedade e redução da capacidade de atenção.
Este novo estudo acompanhou 467 participantes, com idades entre 18 e 74 anos, ao longo de quatro semanas. Durante esse período, os participantes foram orientados a fazer uma breve pausa para detox tecnológico, bloqueando o acesso à internet no telefone. Eles ainda podiam usar os celulares para enviar mensagens e fazer chamadas, mas deixar de acessar a internet parece ter trazido resultados surpreendentes. De acordo com o estudo, 71% relataram melhora na saúde mental, enquanto 73% experimentaram um bem-estar geral melhor.
Além disso, esse breve detox tecnológico melhorou o desempenho cognitivo, com ganhos na capacidade de atenção comparáveis a se sentir 10 anos mais jovem. Quanto mais tempo as pessoas passavam longe do telefone, melhor elas se sentiam. Além disso, os participantes não apenas pararam de rolar as telas—eles substituíram esse tempo por hábitos mais saudáveis. Claro, ficar completamente offline não é realista para a maioria das pessoas, mas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, e é fácil começar sua própria pausa tecnológica seguindo alguns passos simples. Comece devagar, fazendo pausas de 30 a 45 minutos. À medida que você se acostumar, aumente gradualmente a duração dessas pausas.
Os pesquisadores também recomendam desativar notificações desnecessárias para reduzir distrações. Assim que você tiver um bom começo no seu detox tecnológico, passe um dia inteiro sem aplicativos de notícias ou redes sociais. Em vez disso, saia e interaja com pessoas no mundo real.