A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma operação neste domingo (1) contra uma organização criminosa que aplicava golpes em motoristas idosos, causando um prejuízo de quase meio milhão de reais. A ação envolveu o cumprimento de 11 ordens judiciais, incluindo cinco mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As operações ocorreram em Curitiba, Araucária e São João do Ivaí, no Paraná. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias dos suspeitos. A organização é investigada por estelionato e associação criminosa.
As investigações começaram em abril deste ano e indicaram que o grupo escolhia vítimas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais, onde abordavam motoristas com a falsa alegação de problemas mecânicos em seus veículos. De acordo com o delegado Ramon Galvão Zeferino, os criminosos emparelhavam seus carros com os das vítimas e afirmavam que havia um defeito mecânico. Um dos golpistas, fingindo ser um funcionário de uma concessionária, oferecia ajuda para resolver o suposto problema. Em seguida, um segundo integrante do grupo aparecia, simulando ser um mecânico.
A quadrilha utilizava uma máquina de cartão adulterada para realizar cobranças indevidas, esgotando rapidamente as contas bancárias das vítimas. Desde o ano passado, mais de 70 casos de golpes foram identificados no Paraná, com a organização também fazendo vítimas em outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos e recuperar os valores subtraídos.