19.1 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCulturaPedras preciosas datando 2.000 anos são encontradas no ralo...

Pedras preciosas datando 2.000 anos são encontradas no ralo de uma casa de banho romana

spot_img

Perto da Muralha de Adriano em Carlisle, Inglaterra, arqueólogos descobriram recentemente um esconderijo de pedras preciosas brilhantes de 2.000 anos entupindo o ralo de uma casa de banho romana.

De acordo com Frank Giecco, o arqueólogo que liderou a escavação, “é incrível”. As 30 pedras semipreciosas, chamadas de entalhes, provavelmente caíram dos anéis de banhistas que entraram nas águas em algum momento entre os séculos II e III d.C. Todo mundo tem imaginado isso. Eles estavam apenas começando a cair das argolas dos banhistas. Eles foram fixados com cola vegetal e caíram de seus anéis na casa de banho quente e fumegante.”

Os entalhes, segundo Giecco, eram “minúsculos”: o menor tinha cerca de 0,2 milímetros (5 milímetros) de diâmetro, enquanto o maior tinha cerca de 0,6 milímetros (16 milímetros).

Giecco afirmou: “O artesanato para gravar coisas tão pequenas é incrível.”

Os arqueólogos descobriram um pedaço de jaspe gravado com um sátiro deitado ociosamente em um leito de rochas e uma ametista representando a deusa romana Vênus segurando uma flor ou um espelho durante a escavação.

Giecco afirmou: “Você não encontra essas joias em locais romanos de baixo status.” Portanto, eles não teriam sido usados pelos pobres.”

Giecco é da opinião de que os banhistas provavelmente não perceberam que haviam perdido seus bens inestimáveis até depois de se secarem e voltarem para casa. Mesmo assim, ele não ficaria surpreso se eles acreditassem que o desaparecimento foi resultado de um pequeno furto e não de uma perda acidental.

O roubo de balneários era tão comum que os banhos romanos em outras partes da Inglaterra apresentavam “tábuas de maldição” que “desejavam vingança contra os perpetradores de tais crimes”. “Enquanto alguém, escravo ou livre, se mantiver em silêncio ou souber alguma coisa sobre isso, ele pode ser amaldiçoado com sangue, olhos, todos os membros e até mesmo ter todos os intestinos completamente comidos se ele roubou o anel” estava escrito em um destes comprimidos.

Durante a escavação, os arqueólogos descobriram 35 contas de vidro e 40 grampos de cabelo femininos, além dos entalhes.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui