19.1 C
Paraná
sábado, dezembro 14, 2024
spot_img
InícioCuritibaPedreira do Atuba poderá sediar shows

Pedreira do Atuba poderá sediar shows

spot_img

O Governo do Paraná lançou a segunda fase da consulta pública e uma nova pesquisa de mercado para o projeto de concessão de uso da Pedreira do Atuba, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa, que integra o Programa de Parcerias do Paraná sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) e apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), visa fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável da região, além de criar uma nova área de lazer em uma localidade ainda carente desse tipo de estrutura.

O plano de concessão projeta transformar a área em um espaço multiuso, com capacidade para sediar eventos, exposições e atividades esportivas. As projeções da Fipe mostram como o local poderá ser utilizado futuramente para ampliar o lazer e turismo na região.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a nova fase de consulta e pesquisa busca aprimorar a compreensão dos potenciais usos da pedreira, incentivando alternativas de receita para um espaço atualmente desocupado, com investimento privado. “Queremos que a iniciativa privada assuma tanto a conservação quanto a gestão do local, reduzindo custos para o Estado e proporcionando à população um novo espaço preservado e acessível de lazer. O objetivo é fortalecer a eficiência do governo para se concentrar em áreas como educação, saúde e segurança pública”, afirmou.

A consulta atual pretende atrair a participação de investidores, operadores e a sociedade civil, permitindo uma construção colaborativa do projeto que assegure conservação, gestão, manutenção e exploração econômica sustentável do espaço, que possui grande potencial para o turismo e a economia locais.

Gilson Santos, presidente da Amep, destacou a relevância do projeto para o aproveitamento da biodiversidade local e revitalização da área. “Este projeto vem sendo amadurecido há muito tempo e busca beneficiar principalmente a população regional, proporcionando geração de emprego, receitas e uma nova área de lazer para todos”, afirmou Santos.

Na primeira fase de consulta, realizada com audiências públicas, a população participou ativamente, contribuindo para o aperfeiçoamento das minutas do edital, que agora estão abertas para novas sugestões. Esta segunda etapa foca na revisão e detalhamento de aspectos operacionais, econômicos e estruturais, em conformidade com o Decreto nº 10.086/2022, que regulamenta projetos de concessão no Paraná.

Ao lançar essa etapa, o governo reforça seu compromisso com a transparência e o envolvimento social, dando valor às contribuições recebidas anteriormente e apresentando as alterações feitas nos documentos editalícios, garantindo que o projeto contemple as expectativas e necessidades da comunidade e dos investidores.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui