Um raro peixe de águas profundas que vive em completa escuridão encalhou no Oregon, EUA, o que se acredita ser a primeira ocorrência registrada, segundo o Seaside Aquarium. Pessoas que passeavam pela praia encontraram o espécime, conhecido como peixe-pescador ou tambori, ao sul de Cannon Beach, conforme anunciado pelo aquário em 18 de maio.
O aquário informou que apenas 31 exemplares desse peixe foram registrados globalmente, em locais como Nova Zelândia, Japão, Rússia, Havaí, Equador, Chile e Califórnia. Porém, acredita-se que este seja o primeiro registro de um peixe-futebol do Pacífico na costa do Oregon.
Esses peixes habitam profundidades entre 600 e 1.000 metros no oceano e “utilizam uma luz fosforescente em sua testa para atrair presas”, de acordo com o aquário. Os machos são dez vezes menores que as fêmeas. Eles perdem os olhos e órgãos internos, obtendo todos os nutrientes das fêmeas, como um parasita.
“Em troca, fornecem às fêmeas uma fonte constante de esperma”, disse o aquário, acrescentando que ainda é desconhecido como esses peixes machos conseguem encontrar as fêmeas em completa escuridão.