O que parecia que era uma piada há um ano, se transformou finalmente em realidade, os farmacêuticos poderão vender a pílula da Pfizer chamada de Paxlovid para pacientes que necessitem do remédio para evitarem as consequências do coronavírus.
O Paxlovid precisa ser ingerido dentro de cinco dias após o início dos primeiros sintomas, por esse motivo os farmacêuticos americanos vão poder comercializar o produto diretamente para o doente, para dar acesso ao tratamento rapidamente.
Até ontem, somente os médicos podiam prescrever as pílulas, agora o Paxlovid pode ser adquirido diretamente nas farmácias, sem necessidade de se passar por uma consulta.
O remédio produzido pela Pfizer tem obtido uma resposta excelente para a Covid-19 leve a moderado, contendo os efeitos da doença, evitando o agravamento da doença.
Para adquirir o Paxlovid, o doente precisa apresentar um teste positivo para a Covid-19.
Atualmente nos Estados Unidos, a subvariante dominante é a BA.5, no Brasil não há dados concretos, mas os sintomas apresentados por muitos pacientes, inclusive este autor, a cepa já cheogu no Brasil, contagiosa, em apenas algumas horas o paciente já apresenta os sintomas.
Atualmente as vacinas disponíveis não protegem contra as variantes BA.4 e BA.5, a agência americana de saúde, a FDA, espera que os laboratórios façam uma atualização nos próximos meses, quando a contaminação começar a diminuir, já que a propagação é de alguns meses, sendo substituídas por novas subvariantes.