SignWriting é um sistema de escrita desenvolvido há 50 anos para registrar as línguas de sinais. Funciona de maneira semelhante ao alfabeto para pessoas surdas, representando graficamente os movimentos das mãos, expressões faciais e posturas corporais essenciais para a comunicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em outras línguas gestuais ao redor do mundo.
Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), está em tramitação um projeto de lei que propõe a implementação obrigatória do SignWriting na sinalização de espaços e bens públicos. Se a lei for aprovada, a escrita da Libras seria incorporada em placas indicativas de ruas, praças, pontos turísticos, prédios públicos e transporte público na capital paranaense. O objetivo da proposta é assegurar que pessoas surdas possam se deslocar com maior autonomia e independência.
Se o projeto for aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a lei entrará em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa é de autoria do vereador Pier Petruzziello (PP).