Em 2024, os cães do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná (PCPR) desempenharam um papel fundamental na apreensão de 2,8 toneladas de drogas em diversas ocorrências. Atuando em todo o Estado, os animais estiveram presentes em 892 operações, proporcionando resultados rápidos e precisos na detecção de ilícitos. Além disso, contribuíram para a autuação em flagrante de 467 pessoas e para a apreensão de 110 armas de fogo, que foram retiradas de circulação.
O NOC, que celebrou 13 anos de atuação em 2024, oferece apoio operacional a todas as unidades da PCPR e a outras forças de segurança pública, participando de operações, abordagens em rodovias e ações emergenciais. O núcleo está ligado à Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e possui bases operacionais em diversas cidades, como Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Atualmente, o NOC conta com 18 cães altamente treinados, que passam por intensos processos de adestramento ao longo de sua carreira. O treinamento é focado em simulações de situações reais, garantindo que os animais saibam como reagir em diferentes operações, como a detecção de drogas, armas e munições. Os policiais responsáveis pelo manejo dos cães também passam por capacitações específicas e cursos de adestramento, garantindo a eficácia do trabalho conjunto entre o homem e o animal.
Leia também:
Ladras de mercado levam whisky, absorvente e chocolate e acabam em cana