27.9 C
Paraná
sexta-feira, fevereiro 7, 2025
spot_img
InícioSegurançaPolícia prepara ações para acabar com violência no Centro

Polícia prepara ações para acabar com violência no Centro

spot_img

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), apresentou um pacote de ações voltadas para o fortalecimento da segurança na região central da capital paranaense e diminuir a violência no Anel Central. A iniciativa integra o Plano de Redesenvolvimento da Região Central, que visa não apenas a revitalização urbana, mas também a redução da criminalidade. Entre as medidas imediatas, o gestor destacou a intensificação das operações conjuntas entre Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, com foco no combate a delitos como tráfico de drogas, furtos e roubos.

Durante o anúncio, realizado na Praça Generoso Marques, Pimentel citou a Operação Cabo Seguro, executada na terça-feira (4/2), como exemplo de sucesso no enfrentamento a crimes contra o patrimônio público. A ação teve como objetivo coibir o roubo de cabos de iluminação e equipamentos de semáforos, além de reprimir a rede de receptação que lucra com a comercialização desses materiais. Segundo o prefeito, a iniciativa já resultou na apreensão de itens furtados e na identificação de suspeitos envolvidos nesses ilícitos.

No mesmo evento, o chefe do Executivo municipal assinou o Decreto 593, que institui um comitê responsável pela coordenação das ações de revitalização do Centro. Pimentel enfatizou que a segurança pública será um dos pilares do projeto, com investimentos em tecnologia, ampliação do monitoramento por câmeras e maior integração entre as forças de segurança. Além disso, o plano prevê a requalificação de espaços públicos e o estímulo a atividades econômicas na área, com o intuito de atrair moradores, turistas e negócios, contribuindo para a redução da sensação de insegurança. A expectativa é que, com essas medidas, a região central de Curitiba se torne mais atrativa e segura nos próximos anos.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira; além de outras autoridades locais e estaduais. Juntos, eles apresentaram os integrantes do Comitê responsável pela coordenação do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, com ações previstas para curto, médio e longo prazos.

Papel fundamental
A atuação da Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Curitiba também foi mencionada por Rafael Vianna, secretário da pasta. Vianna explicou que a secretaria terá um papel fundamental no projeto de revitalização, com ações que vão desde o reforço da sinalização de trânsito até a intensificação das vistorias nas edificações históricas da região central, que serão acompanhadas pela Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis de Curitiba (Cosedi).

Vianna também falou da atuação da Guarda Municipal e do fortalecimento da Muralha Digital na área central. “Vamos manter operações conjuntas com o objetivo de desmantelar a ação de algumas quadrilhas que atuam na região central”, finalizou.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui