Um novo contrato entre a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) com a empresa americana Axon Enterprise para a compra de 1.400 armas eletrônicas de incapacitação neuromuscular tem o objetivo de reforçar a atuação das polícias Civil, Militar, Científica e Penal do estado. O investimento, de R$ 24,6 milhões, permitirá o uso de tecnologias não letais nas operações, com previsão de entrega dos equipamentos a partir de 2025.
Esse investimento visa proporcionar às forças policiais do Paraná ferramentas de menor potencial ofensivo, contribuindo para um controle mais eficaz em situações de risco. Esta aquisição marca a maior compra de armamentos desse tipo na história das polícias estaduais.
Além das armas, o contrato inclui acessórios essenciais, como coldres táticos, cartuchos de reposição, bases de carregamento rápido, cartuchos inertes, alvos e uniformes para treinamento dos policiais. As 1.400 unidades serão distribuídas entre as corporações conforme suas necessidades, sendo 1.000 para a Polícia Militar, 300 para a Polícia Civil, 98 para a Polícia Penal e duas para a Polícia Científica. A empresa também fornecerá três óculos de realidade virtual, que permitirão treinos simulados para os policiais.
O recebimento provisório dos materiais está previsto para ocorrer ainda este ano, com uma visita de uma comissão da Sesp à fábrica da Axon nos Estados Unidos. Os treinamentos e o uso operacional dos equipamentos começarão no primeiro semestre de 2025.
Aquisição muito oportuna… Uma ferramenta de trabalho muito importante.nas mãos dos policiais linha de frente.