InícioSaúdePor que a Ômicron causa dores de cabeça e...

Por que a Ômicron causa dores de cabeça e o que você precisa saber sobre como tratá-las

spot_img

À medida que a Ômicron continua a se espalhar rapidamente pelo país e pelo mundo, ficou claro que alguns sintomas são diferentes dos das variantes anteriores da Covid-19. As pessoas estão relatando menos perda de paladar e olfato e mais sintomas de resfriado, para começar. E há um sintoma em particular que continua surgindo com o Ômicron: dor de cabeça.

Dados iniciais do Reino Unido publicados no BMJ listam a dor de cabeça como um dos sintomas mais comuns da Ômicron, juntamente com coriza e fadiga. O Twitter também é inundado com relatos anedóticos de dores de cabeça ligadas à Ômicron. A informação é da publicação País Vivo.

Dados do Departamento de Saúde do Estado de Washington divulgados na semana passada mostram o quão comum é uma dor de cabeça com a Ômicron: 65% dos pacientes relataram ter uma, tornando-o o sintoma mais comum detectado pelo departamento de saúde em pessoas com a variante.

Claro, dores de cabeça são comuns e podem ser causadas por uma série de coisas diferentes. Então, o que você deve fazer se desenvolver uma dor de cabeça agora? Os médicos quebram.

Por que a Ômicron pode causar dor de cabeça?
É importante notar que uma dor de cabeça não é um novo sintoma da Covid-19. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) cita a dor de cabeça como um dos sintomas mais comuns em uma lista que não é atualizada desde fevereiro de 2021. Outros sintomas incluem:

Febre ou calafrios

Tosse

Falta de ar ou dificuldade para respirar

Fadiga

Dores musculares ou no corpo

Nova perda de paladar ou olfato

Dor de garganta

Congestão ou nariz escorrendo

Náusea ou vômito

Diarréia

Dito isso, muitos estão apontando que uma dor de cabeça parece ser mais comum com a Ômicron do que com o Delta e outras variantes, e os dados parecem confirmar isso.

Mas por que? “Muitos vírus respiratórios – incluindo o Covid – causam dores de cabeça”, diz o especialista em doenças infecciosas Amesh A. Adalja, MD, estudioso sênior do Johns Hopkins Center for Health Security.

Os médicos dizem que pode haver algumas razões pelas quais isso acontece com o Omicron. “O pensamento geral é que seu corpo está experimentando uma reação inflamatória ao combater o vírus”, diz William Schaffner, MD, especialista em doenças infecciosas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt. “Uma dor de cabeça, juntamente com fadiga, febre e outros sinais fazem parte desse complexo de sintomas inflamatórios.”

Mas a Ômicron, em particular, parece se concentrar mais no trato respiratório superior, que inclui seus seios nasais, diz Thomas Russo, MD, professor e chefe de doenças infecciosas da Universidade de Buffalo, em Nova York. “A dor de cabeça geralmente ocorre com inflamação dos seios nasais”, ressalta. Adicione outros fatores, como o estresse de ter a doença, e o Dr. Russo diz que é “altamente plausível” que as pessoas infectadas com a Ômicron desenvolvam dor de cabeça.

Também há isso a considerar, por Dr. Adalja: Os sintomas da Ômicron são mais leves em geral do que as variantes anteriores – especialmente em pessoas totalmente vacinadas contra o Covid-19 – e isso pode tornar sintomas como dor de cabeça mais perceptíveis do que antes com variantes anteriores.

Como é uma dor de cabeça de quem tem a Ômicron?
“Cefaleia” é um termo bastante amplo que pode variar de uma pequena pontada a uma enxaqueca completa. Mas o Dr. Schaffner diz que uma dor de cabeça Ômicron é “mais provável de ser frontal”, o que significa que você provavelmente a sentirá na testa do que na parte de trás da cabeça.

“Você também pode bater nos seios nasais na testa e na bochecha e sentir dor”, diz o Dr. Russo.

O que fazer se você desenvolver uma dor de cabeça relacionada a Covid-19?
Se acontecer de você ter uma dor de cabeça, o Dr. Adalja diz que você não deve tirar conclusões precipitadas. “Uma dor de cabeça isolada não é algo que eu atribuiria ao Covid-19 porque existem muitas, muitas causas de dores de cabeça”, diz ele.

Mas, se você desenvolver dor de cabeça junto com outros sintomas da Covid-19, o Dr. Schaffner diz que é hora de fazer um teste. Você também pode considerar fazer o teste se desenvolver uma dor de cabeça e teve uma exposição recente, diz o Dr. Russo. “Se você estiver em uma casa onde a maioria das pessoas é positiva, por exemplo, pode ser um prenúncio do que está por vir”, acrescenta.

Como tratar uma dor de cabeça relacionada a Ômicron?
A melhor maneira de tratar uma dor de cabeça é da mesma forma que você trataria uma dor de cabeça na maioria das outras situações, diz o Dr. Schaffner. Ele recomenda tomar paracetamol para reduzir sua dor e certificar-se de que você continue a beber muitos líquidos (a desidratação pode piorar sua dor de cabeça).

“Se isso não funcionar, aumente seu jogo para AINEs como ibuprofeno ou naproxeno”, diz Dr. Russo. (Esses medicamentos ajudam a bloquear a dor e reduzir a inflamação de uma maneira diferente do acetaminofeno.) E, se sua dor de cabeça parece estar relacionada à inflamação nos seios da face, o Dr. Russo sugere tomar um descongestionante também para ajudar a aliviar a pressão na área.

Novamente, porém, se você desenvolver uma dor de cabeça, mas não tiver outros sintomas da Covid-19, não deve entrar em pânico e assumir que tem o vírus. “Pode ser de qualquer coisa”, diz o Dr. Schaffner.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui