17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioEconomiaPor que as tensões entre China e Taiwan passaram...

Por que as tensões entre China e Taiwan passaram para a vanguarda das preocupações do mercado financeiro

spot_img

É uma ilha na costa da China, com uma área de terra comparável a Maryland e Delaware combinadas. Sua população é de mais de 23 milhões de habitantes.

Muitas vezes esquecido nas manchetes mundiais, Taiwan está chamando a atenção do mercado financeiro como o maior risco macro do dia, levando muitos traders e investidores a se afastarem das preocupações com recessão, inflação, bancos centrais e a guerra da Rússia contra a Ucrânia. O foco está na visita da presidente dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, que está provocando temores de retaliação por parte da gigante vizinha da ilha, a China. Informações do portal market watch.

No início da terça-feira, as ações globais foram vendidas devido à tensão geopolítica, enquanto os investidores corriam para a segurança dos Tesouros dos EUA e os traders deram uma segunda olhada em suas posições em todos os ativos. Depois que o avião de Pelosi pousou com segurança em Taipei, capital de Taiwan, o sentimento do mercado pareceu melhorar no mercado de ações, com o índice S&P 500 e o Nasdaq Composite subindo mais.

“Os macro investidores contam com a reabertura da China para estabilizar as posições”, disse Jim Vogel, vice-presidente executivo de Memphis e estrategista de taxas de juros da FHN Financial. Eles reduziram as alocações para ações e contam com pisos para preços de commodities, bem como limites para ação de preço de baixa em renda fixa.

Agora, no entanto, confiar na China “como um motor de crescimento internacional não é confiável”, escreveu Vogel em nota na terça-feira. Além disso, as intenções da China em relação a Taiwan “são óbvias e ameaçadoras há anos”, e a narrativa entre os dois “não desaparecerá por anos”.

Pelosi é o político americano de mais alto escalão a visitar a ilha de Taiwan em 25 anos, quando o então porta-voz Newt Gingrich chegou em 1997.

Na terça-feira, o nervosismo surgiu pela primeira vez nos mercados asiáticos, que estavam “abalados” na manhã de terça-feira em meio a temores de que os jatos militares da China “poderiam zumbir o avião de Pelosi”, disse Greg Valliere, estrategista-chefe de política dos EUA da AGF Investments. Valliere descreveu o potencial de um erro de ambos os lados como “bastante sério”.

O presidente chinês Xi Jinping é visto por especialistas em inteligência como precisando de um “desvio” da economia em dificuldades de seu país e tenta se recuperar das restrições “excepcionalmente duras” da COVID, de acordo com Valliere. Ao mesmo tempo, o presidente da China “não pode se dar ao luxo de parecer fraco” enquanto busca um terceiro mandato no final deste ano.

Enquanto isso, Pequim vê Taiwan como uma ameaça, dada a economia saudável da ilha e as liberdades pessoais. Taiwan é geralmente considerado o lugar mais democrático da Ásia Oriental. A visita de Pelosi terá um impacto “grande” – resultando em maior deterioração das relações entre os EUA e a China, “com pouca esperança de uma reconciliação no comércio”, disse o estrategista da AGF.

Operadores frenéticos vinham rastreando cada movimento do avião de Pelosi em rastreadores de voos populares, e foi o sentimento de segurança do voo que reduziu os rendimentos dos títulos mais cedo nesta terça-feira, de acordo com Ben Emons, diretor administrativo de estratégia macro global da Medley Global Advisors em Nova York. Iorque. Ele descreveu os movimentos do mercado de títulos como resultado da “confusão de Nancy Pelosi”.

De acordo com o analista sênior Neil Thomas e outros do Eurasia Group, uma empresa de consultoria com sede em Nova York, “a visita de Pelosi aumentará significativamente as tensões EUA-China, mas é improvável que produza uma reação chinesa com risco de conflito”.

O Eurasia Group vê “uma chance de 25% de uma grande crise de segurança, como um prolongado impasse militar EUA-China que ameaça uma maior escalada”, escreveram em nota. Ainda assim, Pequim pode ordenar exercícios militares aéreos e navais adicionais, pode sancionar a delegação dos EUA e congelar as trocas bilaterais, e tem o potencial de considerar boicotes e sanções a Taiwan e empresas dos EUA, disse a consultoria.

Na terça-feira, os principais índices de ações dos EUA DJIA, -0,82% SPX, -0,24% COMP, 0,19% foram misturados nas negociações do final da manhã. Enquanto isso, os investidores venderam títulos do governo, elevando os rendimentos em uma reversão do rali anterior dos títulos de terça-feira.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui