InícioSaúdePor que tantos fumantes nunca têm câncer de pulmão

Por que tantos fumantes nunca têm câncer de pulmão

spot_img

Cientistas podem ter descoberto por que fumantes ao longo da vida nunca desenvolvem câncer de pulmão. Essa frase provavelmente parece boba, especialmente porque o cigarro é o fator de risco número um para o câncer de pulmão. Apesar dos produtos do tabaco serem a causa de 90% das mortes, os fumantes ao longo da vida tendem a evitar o câncer de pulmão. Agora, a ciência pode finalmente ter descoberto por que isso acontece.

De acordo com novas descobertas publicadas na Nature Genetics, os genes de reparo do DNA podem estar impedindo que alguns fumantes tenham câncer de pulmão. Os pesquisadores descobriram uma vantagem inerente em muitos fumantes que nunca desenvolveram câncer de pulmão. Eles descobriram que as células que revestem os pulmões eram menos propensas a sofrer mutações ao longo do tempo. A informação é do portal BGR.

Essencialmente, como os genes de reparo do DNA em algumas pessoas que fumam eram tão ativos, eles protegiam a pessoa da formação de células cancerígenas. É uma descoberta intrigante e que pode finalmente explicar por que alguns fumantes nunca têm câncer de pulmão.

Os pesquisadores analisaram os perfis genéticos das células basais brônquicas de 33 participantes. Todos os participantes tinham idades entre 11 e 86 anos. 14 participantes nunca fumaram, enquanto os outros 19 tinham históricos variados de serem fumantes leves, moderados e pesados.

Eles então sequenciaram as células de superfície coletadas dos pulmões dos participantes para medir mutações em seus genomas.

Multiplicando Mutações

Os resultados mostraram que essas células pulmonares sobrevivem por anos. E que as mutações podem se acumular à medida que a pessoa envelhece e continua fumando. Essas também são as células do pulmão com maior probabilidade de se tornarem cancerosas, explicou um pneumologista da Albert Einstein College of Medicine em um comunicado.

Mas o mais interessante é que, após cerca de 23 anos fumando um maço por dia, os cientistas descobriram que o risco e a taxa de mutação dessas células se estabilizam drasticamente. Como tal, alguns fumantes ao longo da vida nunca desenvolvem câncer de pulmão por causa de quão drasticamente as taxas de mutação mudam.

Isso porque seu DNA é capaz de reparar o corpo antes que as mutações celulares se transformem em tumores. Esses genes de reparo do DNA podem ser herdados ou adquiridos, dizem os cientistas. E exatamente o que torna o corpo de uma pessoa melhor em reparar o DNA ainda é um mistério.

No entanto, com base nas descobertas deste estudo, pode desempenhar um papel importante no motivo pelo qual 80 a 90% dos fumantes ao longo da vida nunca desenvolvem câncer de pulmão.

Ainda assim, mesmo sabendo disso, o risco associado ao tabagismo ainda é terrivelmente alto. E os geneticistas planejam desenvolver novas maneiras de medir a capacidade de reparo de DNA de uma pessoa. Isso pode nos ajudar a entender melhor a parte que o reparo do DNA desempenha no motivo pelo qual os fumantes ao longo da vida nunca têm câncer de pulmão. Além disso, pode até nos ajudar a avaliar o risco de uma pessoa ter câncer de pulmão de forma mais eficaz.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui