18.9 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralPorque não jogar todo lixo que produzimos em vulcões?

Porque não jogar todo lixo que produzimos em vulcões?

spot_img


É verdade que a lava é quente o suficiente para queimar parte do nosso lixo. Quando o Kilauea entrou em erupção na Ilha Grande do Havaí em 2018, os fluxos de lava estavam mais quentes do que 1.100 °C, mais quente do que a superfície do planeta Vênus e quente o suficiente para derreter muitas rochas. É tão quente quanto incineradores de resíduos, que geralmente queimam lixo a 1.000-1.200 °C.

Mas nem todas as lavas têm a mesma temperatura. As erupções no Havaí produzem um tipo de lava chamado basalto. O basalto é muito mais quente e mais fluido do que as lavas que entram em erupção em outros vulcões, como a lava mais espessa do dacito que entra em erupção no Monte St. Helens, no estado de Washington. Por exemplo, a erupção de 2004-2008 no Monte St. Helens produziu uma cúpula de lava com temperaturas superficiais de menos de cerca de 700 ºC.

Além da temperatura, existem outras boas razões para não queimar nosso lixo em vulcões. Primeiro, embora a lava a aproximadamente 1100 °C possa derreter muitos materiais em nosso lixo – incluindo restos de comida, papel, plásticos, vidro e alguns metais – não é suficientemente quente para derreter muitos outros materiais comuns, incluindo aço, níquel e ferro.

Em segundo lugar, não há muitos vulcões na Terra que tenham lagos de lava, ou crateras em forma de tigela cheias de lava, nas quais poderíamos jogar lixo. De todos os milhares de vulcões na Terra, os cientistas conhecem apenas oito com lagos de lava ativos, e nenhum deles no Brasil. Eles incluem Kilauea, Monte Erebus na Antártica e Nyiragongo na República Democrática do Congo. A maioria dos vulcões ativos tem crateras cheias de rochas e lava resfriada, como o Monte St. Helens, ou com água, como o Lago Cratera no Oregon.

O terceiro problema é que jogar lixo nesses oito lagos de lava ativos seria um trabalho muito perigoso. Os lagos de lava são cobertos por uma crosta de lava em resfriamento, mas logo abaixo dessa crosta estão fundidos e intensamente quentes. Se pedras ou outros materiais caírem na superfície de um lago de lava, elas quebrarão a crosta, perturbarão a lava subjacente e causarão uma explosão.

Isso aconteceu no Kilauea em 2015: Blocos de rocha da borda da cratera caíram no lago de lava e causaram uma grande explosão que lançou rochas e lava para cima e para fora da cratera. Qualquer pessoa que jogasse lixo em um lago de lava teria que fugir e desviar-se de lixo em chamas e lava.

Suponha que fosse possível jogar lixo com segurança em um lago de lava: o que aconteceria com o lixo? Quando plásticos, lixo e metais queimam, eles liberam muitos gases tóxicos. Vulcões já emitem toneladas de gases tóxicos, incluindo enxofre, cloro e dióxido de carbono.

Gases de enxofre podem criar nevoeiro ácido, que chamamos de “vog”, para “nevoeiro vulcânico”. Pode matar plantas e causar problemas respiratórios para pessoas próximas. Misturar esses já perigosos gases vulcânicos com outros gases provenientes da queima do nosso lixo tornaria os vapores resultantes ainda mais prejudiciais para pessoas e plantas próximas ao vulcão.

Finalmente, muitas comunidades indígenas veem vulcões próximos como lugares sagrados. Por exemplo, a cratera de Halema’uma’u no Kilauea é considerada o lar de Pele, a deusa nativa havaiana do fogo, e a área ao redor da cratera é sagrada para os nativos havaianos. Jogar lixo em vulcões seria um grande insulto a essas culturas.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui