A nespereira (Eriobotrya japonica) é uma fruta cultivada em árvores nativas da China. Atualmente, é cultivada em climas quentes ao redor do mundo e é apreciada por seu sabor doce e benefícios para a saúde.
Neste artigo, vamos abordar os fatos nutricionais da nespereira, seus diversos benefícios para a saúde e como preparar a fruta.
As nêsperas crescem em árvores frutíferas originárias do sul da China e têm sido cultivadas por mais de 2.000 anos, agora encontradas em mais de 30 países.
As nêsperas maduras são predominantemente laranja, mas sua coloração pode variar de amarelo a vermelho. A fruta é popular devido ao seu sabor doce e suculento, sua aparência agradável e seu alto valor nutricional. As nêsperas são uma fruta nutritiva, com baixo teor calórico e ricas em vitaminas e minerais.
Uma xícara de nêsperas cruas cortadas contém:
- Calorias: 70 quilocalorias (kcal)
- Proteína: 0,641 gramas (g)
- Gordura: 0,298 g
- Carboidratos: 18 g
- Fibra: 2,53 g
Apesar dos nomes semelhantes e de ambas serem frutas pequenas de cor amarelo-alaranjada, a nespereira e o cumquáte são diferentes. Enquanto a nespereira pertence à família Rosaceae (rosa), juntamente com maçãs, peras e pêssegos, o cumquáte é uma fruta cítrica da família Rutaceae.
Um dos principais motivos da popularidade das nêsperas é o seu teor de vitaminas e minerais. Vitaminas e minerais encontrados em uma xícara de nêsperas incluem:
- Vitamina A (equivalentes de atividade de retinol): 113 microgramas (mcg)
- Cálcio: 24 miligramas (mg)
- Magnésio: 19,4 mg
- Fósforo: 40 mg
- Potássio: 396 mg
- Vitamina C: 1,5 mg
As nêsperas fornecem antioxidantes carotenoides, responsáveis por sua coloração. Esses compostos, quando convertidos em vitamina A no organismo, ajudam a combater danos causados pelos radicais livres e protegem contra doenças.
Além disso, as nêsperas têm vários benefícios para a saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, anticancerígenas e antioxidantes. Extratos das folhas e sementes de nespereira também são utilizados na medicina tradicional e estão sendo estudados por seus potenciais benefícios à saúde.