O articulista político Fernando Tupan, do Blog do Tupan, analisa que o senador paranaense vem sendo contestado nos últimos anos como líder e mesmo assim insiste em disputar a reeleição para o Senado Federal ou em buscar uma aliança com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), para isso Alvaro Dias fica trucando para forçar o apoio, mas a verdade é que ele se sair candidato a senador ou a governador vai fazer feio nas urnas, por vários motivos, principalmente os erros do passado.
Alguns são bem fáceis de enumerar, o mais grave foi que ele passou esses sete anos e três meses esnobando lideranças, vereadores e prefeitos que o procuravam em Brasília, raramente as portas do gabinete estavam abertas para conversar com Alvaro Dias, o serviço sempre era de um assessor.
O segundo é que ele esqueceu os municípios paranaenses, as maiores reclamações são de que ele passou pelas cidades levando promessas e fazendo campanha em 2014 e depois, nunca mais voltou, nem se lembrou de cumprir os acordos fechados.
Outra razão foi focar na eleição presidencial de 2018 e depois se achar um líder respeitado, influente e que não precisaria de ninguém para continuar com a vaga no Senado Federal, a soberba de Alvaro Dias levou Sergio Moro a deixar o Podemos e rever a candidatura a presidente pela sigla.
Uma outro vacilo foi evitar a imprensa paranaense, nos últimos anos ele não atendia os jornalistas e nem dava retorno das ligações, só queria falar com os medalhões de Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo, como a categoria vive de fatos, não para ficar repetindo release para enaltecer esse ou aquele político, Alvaro Dias se distanciou e acabou virando carne de segunda no mapa político e deixado de lado pelos articulistas.
Para 2022 ele pode parecer na frente das pesquisas, mas a campanha ainda não começou, a partir de agosto ele vai sentir na carne que esnobar o paranaense é fatal na eleição seguinte.