Uma ilha, em termos simples, é uma porção de terra cercada por água. Com essa definição, até mesmo continentes poderiam ser considerados ilhas, como é o caso da Austrália. No entanto, se excluirmos os continentes, ainda restam ilhas gigantescas, que variam de vastas terras congeladas a paraísos tropicais. Aqui estão as nove maiores do mundo.
9. Grã-Bretanha
- Área: 209.331 km²
- Países: Inglaterra, Escócia e País de Gales
- Oceano: Atlântico
- População: 65 milhões
Vamos esclarecer uma confusão comum. Grã-Bretanha é uma ilha que abriga três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Já o Reino Unido inclui também a Irlanda do Norte, que fica na ilha vizinha da Irlanda.
Grã-Bretanha é a maior ilha da Europa e a terceira mais populosa do mundo. Ela faz parte do arquipélago das Ilhas Britânicas, que também inclui a Irlanda, a Ilha de Man e cerca de 5.000 ilhas menores.
8. Ilha Victoria
- Área: 217.291 km²
- Pertence a: Canadá
- Oceano: Ártico
- População: Cerca de 2.100 pessoas
Não confunda a Ilha Victoria do Canadá com a cidade de Victoria, localizada na Ilha de Vancouver. A Ilha Victoria fica no extremo norte do arquipélago ártico canadense, onde o frio e a neve dominam quase o ano todo.
A ilha é famosa por um fenômeno geográfico curioso: uma “ilha de terceira ordem”. Em 2007, um usuário do Google Maps encontrou um pequeno lago dentro da ilha, com uma ilha em seu centro. Isso, por si só, já é incomum, mas esse lago também estava em outra ilha dentro de outro lago. Em resumo, trata-se de uma ilha dentro de um lago, que está dentro de uma ilha, dentro de um lago, dentro de outra ilha.
7. Honshu
- Área: 227.898 km²
- Pertence a: Japão
- Oceano: Pacífico
- População: 104 milhões
Honshu é a maior das cinco ilhas principais do Japão — o arquipélago japonês tem mais de 14.000 ilhas no total. A ilha abriga algumas das cidades mais famosas do país, como Tóquio, Kyoto, Osaka e Kobe. Cerca de 80% da população japonesa vive em Honshu.
A icônica montanha Fuji, com quase 3.800 metros de altura, também fica em Honshu. As outras ilhas principais do Japão são Hokkaido, Shikoku, Kyushu e Okinawa. Das milhares de pequenas ilhas japonesas, apenas 421 são habitadas.
6. Sumatra
- Área: 443.066 km²
- Pertence a: Indonésia
- Oceano: Índico
- População: Cerca de 60 milhões
Sumatra é a maior ilha localizada inteiramente dentro da Indonésia. A ilha abriga três impressionantes parques nacionais — Gunung Leuser, Kerinci Seblat e Bukit Barisan Selatan — que, juntos, formam um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Sumatra é lar de espécies únicas da fauna mundial, como o elefante-de-sumatra, o menor dos elefantes asiáticos, além de orangotangos, rinocerontes e tigres. Na verdade, é o único lugar do mundo onde essas quatro espécies coexistem.
5. Ilha de Baffin
- Área: 507.451 km²
- Pertence a: Canadá
- Oceano: Atlântico
- População: Cerca de 13.000 pessoas
O Canadá possui mais de 52.000 ilhas, mas nenhuma é tão grande quanto a Ilha de Baffin. Localizada no território de Nunavut, a ilha recebeu esse nome em homenagem ao explorador britânico do século XVII, William Baffin. Populações indígenas, como os inuítes, habitam a região há milhares de anos.
A Ilha de Baffin pode ter sido o primeiro local da América do Norte visitado por europeus. Por volta do ano 1000, quase 500 anos antes de Colombo, o explorador viking Leif Erikson teria chegado à ilha, chamando-a de Helluland, ou “Terra das Rochas Planas”.
A maioria dos habitantes da ilha vive na pequena cidade costeira de Iqaluit. A fauna local inclui ursos-polares, caribus, raposas-do-ártico e lobos-do-ártico.
4. Madagascar
- Área: 587.295 km²
- Oceano: Índico
- População: 28,8 milhões
Do tamanho aproximado do Texas, Madagascar está a cerca de 400 km da costa da África. Por ter se separado do continente africano há cerca de 160 milhões de anos, sua fauna e flora evoluíram de maneira isolada. Como resultado, mais de 90% das espécies de Madagascar não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Os lêmures são os habitantes mais icônicos da ilha, com pelo menos 80 espécies diferentes, incluindo o lêmure-de-cauda-anelada e o gigantesco indri, famoso por seus saltos e chamados estridentes. Madagascar tornou-se independente da França em 1960.
3. Bornéu
- Área: 748.168 km²
- Pertence a: Brunei, Indonésia e Malásia
- Oceano: Pacífico
- População: Cerca de 23,7 milhões
Bornéu, uma das maiores ilhas do arquipélago indonésio, é coberta por densas florestas tropicais e é um dos ecossistemas mais ricos do planeta.
A ilha abriga o orangotango-de-bornéu, conhecido por seu rosto largo e pelagem laranja brilhante. O nome orangotango significa “homem da floresta” na língua malaia, refletindo sua semelhança com os seres humanos — compartilhamos 97% do DNA com esses primatas.
A Indonésia controla 73% da ilha e anunciou planos para transferir sua capital de Jacarta para Bornéu até 2045. Malásia detém 26% da ilha, enquanto Brunei possui apenas 1%.
2. Nova Guiné
- Área: 821.400 km²
- Pertence a: Indonésia e Papua-Nova Guiné
- Oceano: Pacífico
- População: Cerca de 14,8 milhões
Nova Guiné é a maior ilha tropical do mundo e uma das regiões mais biodiversas do planeta. Sua floresta tropical abriga mais de 13.500 espécies de plantas, sendo que dois terços delas são exclusivas da ilha.
A ilha também possui a maior diversidade de plantas entre todas as ilhas do mundo, incluindo 2.800 espécies de orquídeas. Entre suas mais de 800 espécies de aves estão os incríveis pássaros-do-paraíso, conhecidos por suas exóticas plumagens e rituais de acasalamento.
A parte oriental da ilha forma o país independente de Papua-Nova Guiné, enquanto a parte ocidental pertence à Indonésia.
1. Groenlândia
- Área: 2.166.086 km²
- Pertence a: Dinamarca (território autônomo)
- Oceano: Atlântico
- População: 57.777
A Groenlândia é a maior ilha do mundo e uma das menos povoadas. Mais de 80% de sua superfície está coberta por gelo. Mas por que esse nome, se a ilha é tão gelada? O viking Erik, o Vermelho, chamou-a de “terra verde” para atrair colonos, mas sua estratégia não teve grande sucesso.
A Groenlândia é gigantesca: três vezes maior que o Texas e maior que França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Grécia, Suíça e Bélgica combinados. Desde 1979, o território tem autonomia dentro do Reino da Dinamarca.