Diferentes fatores e condições, além de beber muita água, podem fazer você fazer xixi repetidamente – e podem ser uma indicação de que algo está errado.
Todas as pessoas fazem isso algumas vezes por dia, movendo-se automaticamente. Desde que éramos bebês, recentemente parecia uma parte típica e genuinamente incessante de cada dia. No entanto, quando foi a última vez que você se sentou para pensar em fazer xixi – e como e por que isso funciona?
A frequência com que urinamos é determinada pela rapidez com que nossos rins podem filtrar resíduos e água para encher nossa bexiga com xixi. O tamanho de nossas bexigas também desempenha um papel. Quando a bexiga se estende como um inflável, ela desce sobre os músculos da bexiga, que marcam o restante do corpo que agora é o momento ideal para ir.
Os seres humanos urinam em taxas variadas, assim como cada um de nós tem um nível “normal” único de produção de gás e um número “normal” único de evacuações por semana. Por isso, chamamos especialistas em saúde para nos ajudar a determinar o que poderia significar que estamos nos mantendo hidratados – e quando estamos fazendo tanto xixi, é a maneira de nosso corpo nos avisar que algo pode estar torto.
A pessoa típica urina cerca de uma vez a cada três a quatro horas, ou seis a oito vezes por dia; os especialistas que abordamos concordam. Em algum lugar na faixa de 4 a 10 xixi por dia pode ser considerado normal se essa for sua prática diária.
Geralmente, sentiremos grandes áreas de força para fazer xixi quando tivermos entre 350 a 600 mililitros de xixi em nossa bexiga. Não segure o desejo quando ele surgir, pois isso pode causar danos ao músculo da bexiga e, em casos extremos, infecções recorrentes do trato urinário ou declínio da função renal. Dependendo de uma variedade de fatores, alguns indivíduos podem notar a necessidade de ir com mais ou menos frequência. O xixi pode ser uma impressão de vários exercícios em nossos corpos ou figuras de nossa situação atual. Nossa ingestão de líquidos e alimentos, drogas e certas doenças podem alterar nossa execução de xixi.
Cada um de nós tem sua própria impressão digital única, nossos próprios conjuntos de calças “incríveis” e nossa própria medida padrão de xixi. Portanto, sua opção mais inteligente para estar ciente da chance de que algo esteja “errado” é analisar o que você fez no passado com o que está fazendo agora.
“Preste atenção ao seu corpo. Se você sentir que algo não está certo com o seu xixi – você está indo com muita frequência, ou quantidades inesperadas em relação ao normal – converse com seu PCP”, exorta um especialista. “Mesmo que essas mudanças possam ser boas, uma mudança na frequência com que você urina pode significar que seu corpo está fazendo algo que precisa de mais investigação.
A quantidade e frequência da produção de urina são influenciadas por vários fatores. Tudo, desde a hora do dia (durante o cochilo, os rins geralmente diminuem a ação e a produção de xixi) até o tamanho do corpo (o peso pode assumir uma parte na capacidade urinária) pode afetar a frequência com que você deseja fazer xixi.
Sua frequência de micção também pode estar relacionada às condições listadas abaixo.
Bexiga hiperativa (OAB)
Este termo refere-se a um conjunto de efeitos colaterais da bexiga, incluindo recorrência urinária, impulso irresistível de fazer xixi e perda do controle urinário (também conhecido como incontinência).
“OAB é causado por sinais nervosos inadequados entre a bexiga e a mente e ação expandida ou consciência dos músculos da bexiga. Isso é totalmente esperado – e pode ser excepcionalmente vexatório”, diz o especialista.
Um médico esclarece que alguns pacientes diabéticos apresentam um aumento na frequência com que sentem vontade de urinar. No momento em que os rins detectam mais açúcar no sangue, eles extraem mais xixi para tentar contribuir para ajudar na eliminação desse açúcar. Em níveis elevados, a glicose também pode saturar o xixi, o que pode atrapalhar a bexiga e fazer com que os diabéticos façam mais xixi, diz um especialista.
Doença do Lote Urinário (ITU)
No momento em que uma pessoa tem uma doença urinária, os micróbios afetam o revestimento da bexiga, causando aquela impressão dolorosa que qualquer pessoa que sentiu antes sempre se lembrará. Mesmo que você não faça xixi, as ITUs podem causar dor na bexiga.
“Esse agravamento pode dificultar a xixi ou provocar o derramamento de xixi. De vez em quando, uma ITU pode fazer com que você queira ir com mais regularidade”, acrescenta o especialista.
Dano ou Infecção Renal
Em casos raros, quantidades menores de xixi ou xixi menos regular podem ser uma indicação de doença renal (que pode ser causada por diabetes, hipertensão, certas prescrições, doenças renais recorrentes, pedras na bexiga / rins ou obstrução do xixi) ou danos. Um médico aconselha que você fique atento a outros sintomas como fadiga, náusea ou cãibras musculares, que frequentemente acompanham doenças ou danos renais.
Gravidez
Produtos químicos e tensão elevada no meio e na pelve podem aumentar a recorrência do xixi durante a gravidez.
Apneia Obstrutiva do Sono
Se não for tratada, a apneia obstrutiva do sono pode não apenas torná-lo mais propenso a contrair doenças cardíacas, mas também pode fazer com que você sinta que precisa se levantar várias vezes durante a noite para urinar.
Doença cardíaca
Qualquer diminuição no fluxo sanguíneo para os rins, frequentemente influenciada pela função cardíaca, pode reduzir a produção diária de urina.
Próstata Amplificada
Indivíduos com próstata amplificada, na verdade chamada de hiperplasia prostática inofensiva (BPH), freqüentemente notam mudanças em seu xixi.
“Pode ser difícil esvaziar a bexiga se a próstata crescer de forma a impedir o fluxo de urina. Isso pode resultar em quantidades limitadas de xixi cada vez que vão ao banheiro. Alguns homens podem ter que ir ainda mais regularmente, cerca de uma a duas horas, principalmente no final da tarde, por causa da dificuldade de evacuar o xixi”, diz o especialista.
“Assumindo que suas propensões para fazer xixi são cansativas ou se tornam problemáticas para os exercícios do dia a dia, agora é o momento ideal para aconselhar seu médico de cuidados primários”, diz Faught. Eles podem encaminhá-lo a um urologista, se necessário.
Supondo que você tenha algum desses efeitos colaterais, você também deve verificar com seu médico de cuidados primários:
Fazer xixi mais do que como um relógio, particularmente em pequenos volumes
Fazer xixi mais de 10 vezes por dia, ou várias vezes ao dia
Passar rotineiramente pelo menos 6 horas sem a sensação de fazer xixi
Início abrupto de vontade de fazer xixi com aviso prévio insignificante
derramamento de xixi
Um enorme contraste em quanto ou com que frequência você faz xixi
Excruciante xixi
Sangue no xixi
Problemas para começar a fazer xixi
Uma falha em terminar a descarga da bexiga
ITUs repetitivas