Qual é ideia geral?
Deveria ser muito mais simples para os consumidores escolher quais conselhos de saúde seguir e quais descartar, graças a uma nova maneira de avaliar os riscos à saúde, de acordo com o estudo. O método, que foi descrito na revista Nature Medicine, fornece aos formuladores de políticas e ao público em geral uma maneira fácil de avaliar a qualidade das evidências para um risco específico à saúde, como comer carne vermelha e seu resultado correspondente, doença cardíaca isquêmica, usando uma escala de uma a cinco estrelas.
O sistema que foi concebido é baseado em revisões sistemáticas de pesquisas sobre fatores de risco como tabagismo e consequências para a saúde como câncer de pulmão. Três a cinco estrelas são concedidas quando as correlações risco-resultado são bem estabelecidas, mas menos estrelas são concedidas quando há dados de estudo insuficientes ou conflitantes. Informações do portal the conversation
Apenas oito dos 180 pares que analisamos em nossa pesquisa obtiveram a classificação mais alta de cinco estrelas, indicando evidências de associação muito fortes. Entre essas oito relações de cinco estrelas estavam as ligações entre tabagismo e câncer de pulmão e a ligação entre pressão arterial sistólica alta e doença cardíaca isquêmica (o maior dos dois números em uma leitura de pressão arterial).
Os consumidores podem determinar rapidamente o dano potencial ou a proteção de um comportamento, bem como a força da evidência para cada par risco-resultado usando esse sistema de classificação. Por exemplo, um consumidor pode decidir mudar um hábito ou escolha de saúde depois de ler uma baixa classificação por estrelas.
Além disso, foi desenvolvida uma ferramenta de visualização online que o público em geral pode usar para visualizar 50 pares de risco-resultado que abordamos em cinco estudos publicados recentemente na Nature Medicine.
A nota de cinco estrelas indica que todo o corpo de evidências é muito robusto, embora a ferramenta de visualização ofereça um conhecimento diferenciado do risco em toda a faixa de pressões sanguíneas. Como resultado, é possível fornecer instruções precisas sobre a importância da regulação da pressão arterial.
Por que isso importa?
Mensagens claras e orientações baseadas em evidências sobre comportamentos saudáveis são cruciais. No entanto, as orientações de saúde são muitas vezes contraditórias e difíceis de entender.
Atualmente, a maioria das análises epidemiológicas faz fortes suposições sobre as relações entre riscos e resultados de saúde, e os resultados dos estudos geralmente discordam quanto à força das relações risco-resultado. Pode ser confuso para especialistas e não especialistas analisar estudos conflitantes de força variável de resultados e determinar se uma mudança no estilo de vida é necessária.
É aí que entra o nosso método: o sistema de classificação baseado em estrelas pode oferecer aos tomadores de decisão e aos consumidores o contexto muito necessário antes que as orientações de saúde sejam dispensadas e adotadas.
Por exemplo, o risco médio de doença isquêmica do coração com pressão arterial de 165 mmHG – ou milímetros de mercúrio, unidade básica usada para medir a pressão – é 4,5 vezes o risco da doença com pressão arterial de 100 mmHG; mas esta é apenas uma única estimativa. O risco relativo de doença cardíaca isquêmica aumenta em mais de quatro vezes em toda a faixa de pressão arterial, e há incerteza inerente na estimativa com base nos dados disponíveis. A classificação de cinco estrelas incorpora todas essas informações e, neste caso, significa que o risco relativo de doença cardíaca isquêmica em toda a gama de exposições aumenta em pelo menos 85%.
Por outro lado, tome o exemplo do consumo de carne vermelha. Consumir apenas 100 gramas de carne vermelha por dia – em oposição a nenhum – resulta em um aumento muito modesto (12%) no risco de doença cardíaca isquêmica. É por isso que obtém uma classificação de apenas duas estrelas, consistente apenas com uma associação fraca.
As pessoas devem estar bem cientes de seus níveis de exposição a riscos classificados com três a cinco estrelas, como pressão arterial sistólica. Ao monitorar e manter a pressão arterial o mais baixa possível, uma pessoa pode reduzir substancialmente o risco de desenvolver doença cardíaca isquêmica.
Qual é o próximo passo?
Nossa esperança é que os tomadores de decisão possam usar nosso sistema de classificação por estrelas para criar recomendações de políticas informadas que trarão os maiores benefícios para a saúde humana. Também esperamos que o público possa usar as classificações e a ferramenta de visualização como forma de entender mais claramente o nível atual de conhecimento para diferentes pares de riscos e resultados para a saúde.