Se você é alguém que antecipa suas defecações habituais ou gosta de esquecê-las quando a tarefa é concluída, você ficará surpreso ao saber exatamente o quanto sua porcaria pode ensiná-lo sobre a saúde do seu estômago.
Suas tendências ao banheiro podem ser uma janela para muito mais do que tudo o que você comeu naquele dia, e há alguns sinais de advertência importantes que você não deve ignorar.
Isso inclui o seu estado de espírito, o desenvolvimento de inúmeras infecções persistentes, a forma como você ganha peso, a dor reumatóide nas articulações e essa infinidade de várias situações de fogo.
Se o microbioma do seu estômago estiver desequilibrado, você poderá ver efeitos colaterais como protuberância, dor de estômago e alterações nas evacuações. No entanto, você também poderá ver diferenças em seu temperamento, fixação e resistência.
Assim, o que acontece no banheiro nem sempre fica necessariamente no banheiro. No entanto, como você pode dizer se tudo é comum?
Seus hábitos de banheiro são normais?
Algumas dicas úteis para saber o que procurar – e alguns sinais de que você pode querer tornar seu número dois uma prioridade número 1.
Dê uma olhada na sua agenda.
Você deve fazer cocô regularmente, mas isso pode parecer diferente de pessoa para pessoa.
Não fique muito preso (à ideia de que) você tem que trabalhar como um relógio todos os dias. Não há problema em evacuar a cada um ou três dias, especialmente se esse for seu padrão regular.
Observe como você se sente quando faz cocô.
Pense em como é a experiência. Você quer ter certeza de que não será uma luta – uma batalha no banheiro. As coisas devem sair de maneira suave e uniforme. Você não deveria ficar sentado aí por meia hora.
Preste atenção na consistência das suas fezes.
Quando se trata de consistência, suas fezes não devem ser muito duras, parecidas com pedras ou doloridas. Mas também não deve ser muito solto. Em vez disso, deve ser macio, mas formado.
Verifique a cor do seu cocô regularmente.
É importante prestar atenção à cor dos seus movimentos intestinais. Certifique-se de que não seja nada vermelho, amarelo, claro ou verde.
O que você come pode mudar a cor das suas fezes. Comer muitas folhas verdes, beterraba ou alimentos com corantes artificiais pode causar algumas irregularidades, mas isso não é necessariamente motivo de preocupação.
Às vezes, porém, o cocô verde pode ser um sinal de intoxicação alimentar, disseram os especialistas. Ver vermelho nas fezes pode ser uma indicação de sangramento na parte inferior do trato gastrointestinal e fezes pretas sugerem sangramento na parte superior do sistema.
Preste atenção em ‘o que está acontecendo lá embaixo’
Mais do que tudo, as pessoas deveriam prestar mais atenção aos seus hábitos de banheiro para saber quando algo muda
Se você notar uma mudança nos seus padrões normais, como se de repente você tivesse cocôs menores ou dor abdominal ao evacuar, isso pode ser um sinal de câncer de cólon. Outros sinais de câncer colorretal incluem sangramento anal, perda de peso inexplicável e sensação de necessidade de fazer cocô sem poder fazê-lo.
Sintomas como esses são sempre um bom motivo para consultar seu médico. Da mesma forma, se você estiver sentindo dores de estômago persistentes, vômitos ou diarréia, Rajapaksa disse: “você deseja procurar atendimento médico. E qualquer sinal de sangue é um sinal de que você deseja consultar um médico o mais rápido possível.