Nosso universo é o lar de bilhões e trilhões de estrelas. O universo tem aproximadamente 200 sextilhões de estrelas, para colocar isso em perspectiva.
Dentro deste extenso número estão estrelas de todos os tipos. Isso inclui “EBLM J0555-57Ab”, a menor estrela conhecida, que tem aproximadamente o tamanho de Saturno. Mas e a maior estrela do universo?
Você precisará de algo além de um telescópio para dar uma olhada rápida nesta estrela hipergigante. Isso é exatamente o que você realmente deseja saber sobre a maior estrela conhecida pelo homem e como ela se compara ao nosso Sol.
UY Scuti é a maior estrela conhecida do universo. Tem uma varredura esperada de 1,188 bilhão de quilômetros. Se UY Scuti fosse o ponto focal de nosso grupo de planetas próximo, sua fotosfera, ou concha externa, chegaria logo após o círculo de Júpiter.
É uma hipergigante vermelha, o que significa que tem muita massa e luz. No entanto, devido ao seu curto tempo de vida, esses tipos de estrelas são mais difíceis de encontrar. As hipergigantes, ao contrário de outras estrelas, que duram bilhões de anos, duram apenas alguns milhões de anos.
Astrônomos alemães descobriram UY Scuti em 1860; Foi referido como “BD-12 5055” na época. Esta estrela pode ser rastreada perto do ponto focal do Caminho Suave, a cerca de 9.500 anos-luz da Terra. É uma estrela na constelação de Scutum.
Embora o Sol seja o ponto focal do nosso sistema solar, não é a maior estrela do universo. O Sol tem um raio médio de aproximadamente 432.450 milhas, ou 696.000 quilômetros.
O raio do Sol é 1.700 vezes menor que o de UY Scuti. UY Scuti poderia conter cerca de 5 bilhões de Sóis.