O Paraná alcançou o topo do ranking nacional de tempo médio para abertura de empresas no Brasil, segundo dados recentes da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Em junho, os empresários levaram, em média, 8 horas e 37 minutos para registrar seus negócios no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), colocando o estado como o segundo mais ágil do país, atrás apenas de Sergipe, onde o processo leva 6 horas e 21 minutos. É importante notar que a movimentação da Jucepar foi 13 vezes maior do que a de Sergipe no mesmo período.
No total, foram processados 5.969 registros em junho, colocando a Jucepar como a terceira junta comercial com maior movimentação no país, ficando atrás apenas de São Paulo, com 26.319 processos, e Minas Gerais, com 7.485 processos. Em comparação, o tempo médio para abertura de empresas em São Paulo foi de 26 horas e 50 minutos, e em Minas Gerais, de 36 horas e 8 minutos, destacando a eficiência e rapidez do processo no Paraná.
O tempo total de abertura de empresas inclui a etapa de viabilidade, validação cadastral pelos órgãos competentes e o registro final com a obtenção do CNPJ. Não são considerados neste cálculo os tempos relacionados a inscrições municipais ou estaduais, nem a obtenção de licenças para operação do negócio.
“Quando assumimos a gestão da Junta em 2019, éramos os últimos no ranking nacional. Desde então, o Paraná tem se mantido entre os primeiros colocados”, destaca Marcos Rigoni, presidente da Jucepar. “Atribuímos esse avanço à tecnologia que implementamos, tornando a Jucepar totalmente digital, e ao comprometimento dos nossos colaboradores.”
Junho foi o terceiro mês consecutivo em que a Jucepar conquistou o segundo lugar no ranking nacional de rapidez na abertura de empresas. Em maio, o tempo médio foi de 8 horas e 29 minutos, e em abril, alcançou-se o menor tempo do ano até agora, com 8 horas e 4 minutos.
A Jucepar se destaca como pioneira na implementação de um sistema informatizado, fundamental para agilizar o registro e a baixa de empresas, ao oferecer aos empresários processos 100% digitais. Uma das iniciativas é o sistema Empresa Fácil, que permite a abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresas de forma online, integrado à Rede SiM, abrangendo esferas federal, estadual e municipal.