14.2 C
Paraná
quinta-feira, setembro 19, 2024
spot_img
spot_img
InícioCiência"raios" movendo-se pelos anéis de Saturno são capturados pelo...

“raios” movendo-se pelos anéis de Saturno são capturados pelo Telescópio Espacial Hubble

spot_img

O Telescópio Espacial Hubble da NASA capturou “raios” movendo-se pelos anéis de Saturno, um sinal de que o hemisfério norte do planeta está se aproximando de seu equinócio de outono. 6 de maio de 2025 marcará o equinócio.

A causa dos raios ainda não foi determinada, mas a NASA afirma que “o campo magnético variável do planeta” é “suspeito de ser o culpado pelos raios”. O vento solar e os campos magnéticos planetários interagem para criar um ambiente eletricamente carregado. O fenômeno é comparado à aurora boreal na Terra pela agência espacial.

Com base nos dados anteriores da Voyager e da Cassini, uma sonda designada para Saturno, a NASA espera que os novos dados do Hubble apoiem ou refutem essa teoria. A temporada de raios ainda é imprevisível, semelhante à previsão da primeira tempestade durante a temporada de furacões, apesar de anos de excelentes observações da missão Cassini.”

Nos anos 2000, os raios foram vistos pela última vez. Saturno tem estações como a Terra, mas cada estação dura cerca de sete anos porque a órbita de Saturno é muito mais longa que a da Terra. Conforme o planeta se aproxima de seu equinócio, quando os anéis são inclinados em direção ao sol, os raios aparecem. Perto do solstício de verão ou inverno de Saturno, os raios desaparecem.

O fenômeno também pode ocorrer em outros planetas com anéis, como Netuno e Urano, mas até agora só foi observado em Saturno, segundo a NASA. “Por enquanto, pelo menos”, observou Simon, “é um fascinante truque de mágica natural que só vemos em Saturno.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui