O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu nesta quinta-feira, 27, a construção de um novo prédio para abrigar o 18º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e o IML (Instituto Médico Legal), em Cornélio Procópio. Ele ainda defendeu a instalação de um posto da Polícia Ambiental em Sertaneja.
“A melhoria na segurança pública é o grande desafio que temos para o Norte Pioneiro. É uma região onde há controle da criminalidade, com algumas questões pontuais, mas que precisa de melhoria para consolidar os avanços que temos conquistado, aliados a outros setores, como saúde e infraestrutura”, disse o deputado, em reunião com prefeitos das Associações de Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e do Norte Pioneiro (Amunorpi). O secretário estadual de Segurança, Romulo Marinho, participou da reunião.
Romulo Marinho ouviu as demandas das lideranças regionais, inclusive dos conselhos de segurança, que reforçaram a necessidade de investimentos em melhoria da estrutura das instituições de segurança pública. “Temos um déficit de policiais civis e militares em todas as regiões do Estado e no Norte Pioneiro não é diferente. Mas precisamos buscar alternativas conjuntas para ampliar as atividades policiais em toda a região para que os indicadores de segurança se mantenham sob controle”, reforçou Romanelli.
“Nosso objetivo é ouvir os gestores dos municípios, e promover uma integração por meio de ações e com planejamento. Por isso, precisamos do apoio de todos para que possamos alavancar projetos e atender as necessidades da região. Tudo o que foi ouvido será estudado”, disse o secretário de Segurança.
Investimentos — No encontro, Romulo Marinho apresentou um balanço das principais obras da pasta na região, dentre elas, a construção de uma penitenciária de segurança média em Ribeirão do Pinhal, que servirá de modelo para outros estados.
A penitenciária será construída com recursos do governo federal. Segundo o secretário, há previsão para reformas de unidades existentes e estudos para projetos futuros em atendimento à demanda regional.
Coronel Romulo informou ainda que está em construção uma cadeia em Londrina, que terá 752 novas vagas para detentos, o que vai auxiliar o sistema penitenciário do Norte e Norte Pioneiro. As obras estão 98,1% concluídas.
Diálogo — O presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche (PSD) disse que a abertura de diálogo entre os municípios e o Estado, com intermediação do deputado Romanelli, ajuda a atender a demanda da região e garantir os investimentos necessários em vários setores, sobretudo na segurança pública.
Para ele, a representatividade do deputado Romanelli dá voz e vez à sociedade do Norte Pioneiro. “São momentos como esse que mostram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública, para resolver situações e promover ações importantes para nossa população”, disse.
Também participaram da reunião o delegado-chefe da 11ª SDP, João Manoel Garcia Alonso Filho e os subcomandantes do 2º BPM (Jacarezinho), major Marcio Jaquetti e do 18º BPM (Cornélio Procópio), major Helder de Lima Dantas Junior e o comandante do 3º SGB, tenente Luciano Camilo, dentre outras autoridades da área de Segurança Pública da região.