16.9 C
Paraná
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
InícioGeralSaiba quais os benefícios de rir

Saiba quais os benefícios de rir

spot_img

Dizem que o riso é o “melhor remédio”, mas rir é realmente bom para você? Ele oferece benefícios à saúde física e mental, pois a saúde física e mental afetam uma à outra. Um corpo emergente de pesquisas mostra que o riso pode melhorar sua saúde geral, bem-estar e satisfação com a vida.

Melhora o bem-estar geral

O riso é benéfico para o bem-estar geral. Ele pode impulsionar muitas áreas da vida. Por exemplo, pesquisas mostram que a ioga do riso pode melhorar a saúde física e mental, o sono e a função social, todas as quais são medidas de viver bem.

A risada também pode mudar suas emoções e pensamentos. Ela pode afetar suas interações com outras pessoas, escolhas e comportamentos, mudando o curso do seu dia e pode também melhorar sua saúde mental, desenvolvimento pessoal, dor, estresse e sistema imunológico, todos contribuindo para o seu bem-estar geral.

Melhora a saúde mental

Pessoas que encontram humor na vida diária têm mais probabilidade de sentir alegria. O riso pode ser uma forma de autocuidado. Algumas pessoas participam de terapia do riso para reduzir o estresse e a depressão. Nem precisa ser uma intervenção formal. Simplesmente conversar e rir com um amigo ou familiar pode aliviar o humor, alegrar seu dia e levar a sentimentos de conexão e companheirismo.

Se você acha difícil rir ou encontrar alegria, pode ser um sinal de alerta de uma condição negativa. Se você ou alguém que você conhece se sente assim, entre em contato com um profissional de saúde confiável para obter suporte.

Ajuda no desenvolvimento pessoal

O riso pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Pesquisas mostram que o riso e emoções como a alegria podem melhorar a autoestima, a motivação e o aprendizado. Quando você se sente confiante e motivado, sua mente fica mais aberta para aprender habilidades e desenvolver hábitos que levarão ao crescimento pessoal.

Reduz a dor

O riso pode diminuir a percepção da dor. Um estudo descobriu que a terapia do riso reduziu as pontuações de dor de pessoas que vivem com câncer terminal em quase metade.

Enquanto você sente dor em todo o corpo, seu cérebro é responsável por processar a dor. O riso libera substâncias químicas no cérebro que neutralizam os sinais de dor. Como a dor pode impactar significativamente sua qualidade de vida, o riso e a redução da dor física podem aumentar a satisfação com a vida e o bem-estar geral.

Alivia o estresse

O corpo produz cortisol, o hormônio do estresse. Pesquisas mostram que a terapia do riso melhora o cortisol e os níveis de estresse percebidos, o que significa que o riso pode reduzir o estresse físico e mental. Melhorar ambas as medidas é importante porque a percepção do estresse está relacionada à qualidade de vida, enquanto a resposta ao estresse físico está ligada à saúde física.

Enquanto o corpo e a mente podem controlar o estresse de curto prazo, o estresse crônico pode levar a uma variedade de problemas de saúde física e mental. Reduzir os níveis de estresse por meio do riso pode diminuir os riscos desses efeitos adversos.

Beneficia o sistema imunológico

Suas emoções e sistema imunológico estão interligados. Sentimentos como raiva, ansiedade e estresse podem interromper a função imunológica, e um sistema nervoso ativado pode aumentar a inflamação excessiva (uma parte fundamental da resposta imunológica) em todo o corpo.

Por outro lado, o riso, a alegria e a felicidade podem reduzir o estresse, promover o relaxamento e criar um ambiente para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O riso pode ajudar a moderar o sistema imunológico, proporcionando um estímulo ou efeito calmante com base no que é necessário, trazendo a mente e o corpo de volta à homeostase (equilíbrio entre os sistemas do corpo).

Existem desvantagens no riso?

Há um baixo risco de danos associados ao riso. Muitas pessoas riem diariamente por meio de interações sociais e outras experiências de vida. As desvantagens do riso normalmente não são uma preocupação, a menos que você tenha uma condição subjacente que piora quando você ri, como asma.

Raramente, pode levar a complicações como ataques de asma, dores de cabeça e hérnia abdominal (uma protuberância na parede abdominal que pode permitir que o conteúdo dentro do abdômen se projete através dela).

Os maiores riscos físicos, mentais e sociais existem entre pessoas que não riem o suficiente.

Como rir mais

Você pode tentar assistir a comédia stand-up ou ouvir podcasts engraçados para rir mais, mas pesquisas mostram que o riso é uma experiência social. Um estudo descobriu que as pessoas têm 30 vezes mais probabilidade de rir em ambientes sociais do que sozinhas. Alguns diriam que é contagioso. Se você quiser infundir mais risadas em sua vida diária, tente o seguinte:

Priorize interações sociais face a face: o riso é uma emoção social que ocorre em interações e conversas pessoais mais do que como produto do humor; portanto, priorize interações face a face por meio de encontros presenciais ou chats de vídeo.

Fale alto: pesquisadores observaram que, muitas vezes, a pessoa que mais ri na conversa é aquela que acabou de falar.

Observe o mundo ao seu redor: o riso geralmente ocorre quando você menos espera, como uma reação a algo inesperado.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui