Beber à beira da piscina ou num churrasco pode ser tentador, mas é importante manter-se seguro no meio da diversão de verão. Todos os dias muitas pessoas morrem em acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados. Além disso, 31% das mortes por afogamento envolvem uma concentração de álcool no sangue (BAC) acima do limite legal.
Neste verão, certifique-se de estar sóbrio o suficiente antes de assumir o controle de um barco ou carro. Não é tão simples quanto andar em linha reta. Muitos fatores contribuem para o tempo que o álcool permanece em seu sistema.
Por quanto tempo o álcool permanece no seu sistema? Seu corpo geralmente consegue metabolizar cerca de uma bebida padrão por hora. Mas isso depende de vários fatores:
- Idade: Sua capacidade de metabolizar o álcool diminui com o avanço da idade.
- Peso: Pessoas mais leves têm menos água no corpo, o que significa que seu BAC será maior mesmo se estiverem bebendo a mesma quantidade que uma pessoa maior.
- Medicamentos: Podem interagir perigosamente com o álcool.
- Saúde geral: Condições nos rins, fígado e estômago afetam a capacidade do corpo de processar o álcool.
- Quantidade: O consumo excessivo de álcool ultrapassa a capacidade do fígado de eliminar o álcool do corpo.
O consumo de alimentos também afeta a forma como o corpo processa o álcool, mas não o tempo que leva para ele deixar o sistema. Beber com o estômago vazio faz com que o álcool se mova rapidamente pelo corpo, intensificando os efeitos do álcool, incluindo uma ressaca.
É importante lembrar que não há uma maneira confiável de confirmar suficiente sobriedade para dirigir, mesmo com um bafômetro à mão. O álcool ainda pode afetar sua capacidade de dirigir se você tiver um BAC abaixo do limite legal de 0,08%. Independentemente da quantidade que você tenha consumido, é importante não assumir o volante de um carro (ou de um barco) após beber.
Por quanto tempo os testes detectam o álcool? O álcool pode ser detectado por meio de um teste de urina, teste de respiração e até mesmo em seu cabelo. Aqui está o tempo máximo após os testes poderem detectar o álcool:
- Teste de sangue: 12 horas
- Teste de respiração: 24 horas
- Teste de saliva: 48 horas
- Teste de urina: cinco dias
- Teste de cabelo: 90 dias
Entender esses fatores e riscos pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre o consumo de álcool e garantir sua segurança e a de outras pessoas durante as atividades de verão.