Arqueólogos dinamarqueses descobriram uma enorme estrutura da era viking diferente de qualquer outra descoberta anteriormente na área.
Os Museus da Jutlândia do Norte disseram em um comunicado à imprensa em 19 de dezembro que os arqueólogos chegaram para escavar a área antes que a construção de uma casa em Hune pudesse começar.
Um enorme salão viking foi revelado dentro da modesta parcela de terra.
De acordo com o museu, o salão media aproximadamente 32 pés de largura por 130 pés de comprimento. O telhado era sustentado por 10 a 12 postes retangulares de carvalho na estrutura.
De acordo com o comunicado, o principal arqueólogo da escavação, Thomas Rune Knudsen, esses grandes salões eram estruturas de prestígio usadas para reuniões políticas e grandes guildas durante os tempos vikings. Este salão é a primeira coisa que os arqueólogos da Jutlândia do Norte, a região mais ao norte da Dinamarca, já viram.
O corredor pode ter sido trabalhado por uma família viking significativa e forte que deixou seus nomes em uma pedra rúnica de 1,5 metro de altura perto do local da escavação, disse o salão de exposições. Knudsen afirmou que os especialistas estão confiantes de que uma família de elite era dona do salão, apesar da dificuldade de provar qual família o possuía.
Especialistas disseram que o design do salão é semelhante a outras estruturas encontradas em castelos pertencentes ao Herald Bluetooth, indicando que foi construído durante o final da era viking, que durou de 850 a 1000 d.C.
De acordo com a Britannica, Bluetooth foi o primeiro rei da Dinamarca unificada e é creditado com a conquista da Noruega. Ele governou por volta de 958 a 985 d.C.
Segundo a Britannica, o Bluetooth também veio de uma família real da Jutlândia do Norte, que fica na mesma região do salão recém-descoberto.
Torben Sarauw, dos Museus da Jutlândia do Norte, disse ao Nordjyske Stiftstidende, um jornal dinamarquês da Jutlândia do Norte, que o salão fornece aos arqueólogos evidências adicionais de que a região contribuiu significativamente para o aumento do poder de Bluetooth.
Knudsen acredita que outras casas estão enterradas nas proximidades porque os salões Viking raramente eram estruturas isoladas. De acordo com o comunicado, os arqueólogos pretendem terminar a escavação do salão no ano novo.
Cerca de 195 milhas a noroeste de Copenhague está Hune.