O frio, ambientes fechados e úmidos criam condições propícias para a proliferação de vírus respiratórios como influenza, Covid-19, VSR e rinovírus, aumentando casos de gripe, resfriados, sinusites, bronquites, asma e pneumonias.
Para evitar essas infecções, a Secretaria de Saúde do Paraná recomenda cuidados básicos como lavar as mãos frequentemente, evitar tocar os olhos após contato com superfícies compartilhadas e ambientes sem ventilação.
Além disso, a vacinação contra gripe e Covid-19 para grupos prioritários é crucial, protegendo o organismo, reduzindo complicações, internações e mortalidade por influenza. Também ajuda a diminuir a circulação viral, especialmente em indivíduos de risco.
Desde 2 de maio, a vacina da gripe está disponível no SUS para todas as pessoas acima de 6 meses. Até o momento, 1.659.588 paranaenses foram vacinados, com maior cobertura entre indígenas (54,28%) e idosos (37,27%).
O secretário de Estado da Saúde Beto Preto enfatiza a importância da vacinação como aliada principal, convocando todos a se imunizarem para proteger a saúde coletiva e evitar sobrecarga nos serviços de saúde.