29 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioSaúdeSaúde recebe medicamentos emergenciais para tratar dengue

Saúde recebe medicamentos emergenciais para tratar dengue

spot_img

A Divisão Estadual de Bem-Estar (Sesa) concluiu uma crise de aquisição de receitas médicas para auxiliar no tratamento da dengue. O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) recebeu 30 mil frascos de soro nesta sexta-feira (12). Esses frascos serão encaminhados às Regiões de Saúde com municípios em situação de emergência e alta incidência da doença.

A compra da crise é essencial para a série de ações do Estado para ajudar os municípios no combate à dengue. Além do soro fisiológico, o Cemepar receberá gradativamente analgésicos, antiinflamatórios, antieméticos (para combater náuseas e vômitos) e antitérmicos como parte dessa compra emergencial, que totaliza mais de R$ 296 mil.

Para que os municípios possam oferecer o tratamento adequado aos pacientes, são mais de 100 mil unidades de medicamentos. A solução salina é um importante aliado para a hidratação e pode impedir que casos leves a graves se agravem. Beto Preto, Secretário Estadual de Saúde, detalhou: “O Governo do Estado está vigilante e trabalhando intensamente para que nenhum município sofra com falta de insumos e medicamentos”.

O secretário destaca que o principal parceiro para que essa batalha seja contundente é o apoio da população na expulsão dos locais de reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças.

Dez mil frascos de soro fisiológico, medicamentos e sais para reidratação oral, além de outros itens encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS) a pedido da Sesa, serão entregues hoje à 1ª Regional de Saúde de Paranaguá. Outros 20 mil frascos de soro e medicamentos serão entregues na 17ª Regional de Saúde, em Londrina, na segunda-feira.

Atendendo à solicitação da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, a Sesa já havia enviado em março uma carga emergencial que incluía 4.350 frascos de soro fisiológico, além de medicamentos e analgésicos.

No atual período epidemiológico, iniciado em agosto de 2022, o Paraná registra 45.784 casos confirmados de dengue e 29 óbitos, segundo o boletim divulgado nesta terça-feira, 9 de setembro. São 395 casos confirmados de chikungunya e três óbitos.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui