O que Ronald McDonald diria se você perguntasse se ele acha que as pessoas vão enjoar de comer hambúrgueres? Haveria mais alguma coisa? Já que ele vendeu hambúrgueres a vida toda, por que ele não estaria otimista sobre suas perspectivas? Ele valoriza a crença das pessoas de que ele ainda investe no futuro dos hambúrgueres, bem como a compra contínua de hambúrgueres.
No entanto, Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, apareceu recentemente no The Movie Business Podcast de Jason E. Squire (via Variety) e, como você provavelmente pode imaginar, ele tem a mesma visão sobre o futuro dos filmes de super-heróis que Ronald McDonald tem em relação o futuro dos hambúrgueres. Feige disse que desde seu “segundo ano na Marvel”, as pessoas o perguntam se ele acha que os filmes de quadrinhos são uma “moda passageira” e se continuarão a ser populares por muito tempo. Sua resposta, que é compreensível, é que ele acha que eles vão:
A pergunta realmente não fazia sentido para mim. Porque me parecia dizer: “Bem, quantos filmes mais podem ser feitos a partir de romances?” depois de “E o Vento Levou”. Você acha que filmes baseados em livros vão alienar o público? Você não perguntaria isso porque a maioria das pessoas já sabe que um livro pode ser qualquer coisa. Qualquer tipo de história pode ser contada em um romance. Portanto, tudo depende da tradução da história. Não está claro para os leitores não-quadrinhos que é o mesmo nos quadrinhos.
Embora tecnicamente correto, sua resposta é um tanto desonesta devido ao fato de que nem todo filme baseado em um romance é um romance épico da era da Guerra Civil e a grande maioria dos filmes de quadrinhos foram filmes de super-heróis. Adaptações de quadrinhos podem ser usadas para contar outros tipos de histórias, mas os termos “filme de quadrinhos” e “filme de super-heróis” são frequentemente usados de forma intercambiável.
Feige continuou dizendo que a Marvel tem “80 anos das histórias mais interessantes, emocionantes e inovadoras que já foram contadas” nos quadrinhos. Todas essas histórias têm potencial para serem adaptadas, então é só uma questão de fazer filmes de diferentes gêneros e tipos conforme a necessidade. Ele é de opinião que o público continuará a assistir aos filmes da Marvel ao longo dos anos, desde que contenham “o logotipo da Marvel Studios acima do título e uma semente de uma ideia de nossa história editorial”.
Mas, mais uma vez, neste ponto, tudo o que ele está fazendo é fazer filmes de super-heróis. Se a Marvel Studios começar a fazer comédias românticas baseadas em pré-Hellcat Patsy Walker ou filmes de terror reais do Túmulo do Drácula sem Blades ou Morbiuses à vista, talvez seu argumento ganhe mais peso. De qualquer forma, é reconfortante saber que o homem que faz filmes de super-heróis ainda gosta deles.