20.4 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioGeralSentir-se constantemente cansado pode indicar uma infecção por Covid-19

Sentir-se constantemente cansado pode indicar uma infecção por Covid-19

spot_img

Com mais de 10 possíveis sintomas associados a uma infecção por Covid-19, os brasileiros podem estar cientes de como seus corpos estão se sentindo neste verão. Embora a falta de ar e a perda de paladar e olfato fossem sinais claros da Covid-19, a disseminação da variante Ômicron ilustra que mais pessoas estão experimentando uma infinidade de sintomas inovadores que podem ser facilmente confundidos com outros sintomas sazonais. As informações são da publicação GH.

Pesquisas indicam que a fadiga pode ter sido negligenciada pela maioria, pois foi considerado um dos sintomas mais comuns das infecções por Covid-19 – números anteriores colocavam a fadiga como um sintoma primário em 62% dos casos.

Entender como é a sensação de fadiga ou quaisquer efeitos colaterais da condição pode ser complicado para a maioria, explica Sachin Nagrani, MD, especialista em doenças infecciosas e diretor médico do provedor de saúde digital Heal. “A fadiga é definida como cansaço extremo resultante de esforço mental ou físico ou doença”, explica ele, acrescentando: “Pode ser causado por uma ampla variedade de condições”.

Os especialistas estabeleceram que os casos de Covid-19 alimentados pela Ômicron apresentam mais comumente sintomas relacionados a problemas respiratórios superiores – coisas como dores de garganta e até náusea, que podem ser difíceis de discernir por conta própria. Qualquer pessoa que enfrente uma fadiga inesperada pode estar se perguntando se adoeceu devido a Covid-19, diz Nagrani, mas muitas vezes esquece de considerar outros aspectos em jogo.

“A fadiga é o que chamamos de sintoma não específico, por isso é difícil distinguir uma causa – incluindo o COVID-19 – sem mais informações”, explica ele. “[É] por isso que é recomendado ser avaliado pelo seu médico de cuidados primários se você tiver fadiga persistente”.

Continue lendo se você está se perguntando se a fadiga inexplicável que está sentindo pode ser devido ao Covid-19 e como diferenciá-lo de outras causas.

Quais são os sintomas comuns do Covid-19?
Há mais do que um quinhão de efeitos colaterais e sintomas causados ​​por infecções provocadas pela Covid-19, com funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) destacando 11 sintomas no total. A maioria dos especialistas concorda que alguns dos sintomas associados ao SARS-CoV-2 (o vírus que leva ao diagnóstico de Covid-19) também podem ser um problema para outras doenças sazonais e gripe, principalmente neste inverno.

Mas o Dr. Nagrani e outros profissionais de saúde dizem que experimentar mais de um dos sintomas simultaneamente, em qualquer ordem ou tipo de sucessão, é um forte indicador de que você pode estar doente e deve fazer o teste imediatamente.

A lista completa de possíveis sintomas do Covid-19, conforme observado pelos funcionários do CDC:

Febre e calafrios no corpo

Falta de ar ou dificuldade para respirar

Dor de cabeça

Congestão ou nariz escorrendo

Dor de garganta

Tosse

Fadiga ou dores musculares e no corpo

Náusea

Diarréia

As orientações do CDC indicam que esses sintomas podem aparecer em qualquer ordem ou frequência entre dois a 14 dias após alguém ser infectado pela primeira vez – ou, em alguns casos, nenhum desses sintomas está presente, levando à disseminação assintomática. E como há um conjunto mais amplo de causas de fadiga inexplicável, um teste para Covid-19 pode ser a única maneira de determinar se você é contagioso para outras pessoas.

“Muitos sintomas causados ​​por vírus… podem se sobrepor”, acrescenta o Dr. Nagrani, citando especificamente problemas como tosse, febre, congestão nasal, dor de cabeça e fadiga. “O SARS-CoV-2, que causa o Covid-19, às vezes também causa perda de olfato ou paladar [simultaneamente] – o que geralmente não é causado por resfriado ou gripe”.

A fadiga é um sinal de infecções por Covid-19?
Pode ser inesperado, mas é perfeitamente possível que a fadiga seja o único sintoma que afeta alguém que está enfrentando uma infecção pela doença, provavelmente um caso inovador. Como os brasileiros médios têm dificuldade em classificar a fadiga e a raiz de seu cansaço, eles podem perder outros sintomas mais sutis que forneceriam mais contexto para uma doença crescente de Covid-19.

Um artigo acadêmico de 2021 indicou que a fadiga é um dos três sintomas mais comuns associados ao Covid-19, enfatiza o Dr. Nagrani. Mas, a menos que você converse com seu médico, identificar sua falta de energia ou a dor consistente do corpo pode ser difícil.

“Como um sintoma agudo, embora a nova fadiga possa ser um marcador precoce de uma infecção por Covid-19, a fadiga pode facilmente ser devido a outra causa”, diz ele. “Também é importante lembrar que muitos casos de COVID-19 não apresentam sintomas, o que é uma das razões pelas quais continuou a se espalhar tão facilmente”.

A maneira mais fácil de determinar se sua fadiga é causada por coronavírus seria fazer o teste, especialmente se você estiver experimentando novos sintomas adicionais ao mesmo tempo em que se sente exausto. Se você não consegue explicar por que se sente cansado (não importa o quanto você durma!) você pode suspeitar.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui