20 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioEleiçõesSete municípios do Paraná podem ter 2º turno em...

Sete municípios do Paraná podem ter 2º turno em 27 de outubro

spot_img

Neste ano, 103 municípios brasileiros poderão ter 2º turno nas eleições municipais, caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta dos votos válidos (mais da metade) no primeiro turno, sendo que o Paraná tem sete cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu.

Dos 5.569 municípios participantes da corrida eleitoral de seis de outubro de 2024, apenas essas cidades cumprem os critérios para uma segunda rodada de votação no dia 27 de outubro.

O primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro, quando os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024 estabelecem que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores estão aptas a realizar um segundo turno para o cargo de prefeito, caso necessário.

Nos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato mais votado no primeiro turno será eleito, independentemente da porcentagem de votos recebida. Já nas cidades que cumprem os requisitos, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro, no último domingo do mês.

Embora o Distrito Federal tenha mais de 2,81 milhões de habitantes, não realiza eleições municipais, uma vez que a Constituição de 1988 proibiu sua divisão em municípios. O DF tem uma estrutura política distinta, com um governador e uma câmara legislativa composta por 24 deputados distritais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 103 municípios com possibilidade de segundo turno representam 60,5 milhões de eleitores, o que corresponde a 38,8% do eleitorado nacional. No total, o Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar neste ano. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as três maiores cidades em número de eleitores, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão, respectivamente.

Por outro lado, as cidades com menor número de eleitores aptos ao segundo turno são Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ), com cerca de 200 mil votantes cada. O estado de São Paulo lidera em quantidade de cidades aptas a um segundo turno, com 30 localidades, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11, e Minas Gerais, com oito.

Desde 2020, nove cidades atingiram o patamar de 200 mil eleitores, entre elas Foz do Iguaçu (PR), Embu das Artes (SP) e Palmas (TO). Em contrapartida, Governador Valadares (MG) teve redução de eleitores, caindo de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024, ficando assim fora da possibilidade de segundo turno.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui