Nesta quarta-feira (7), o governo federal lançou em Brasília o projeto-piloto do Defesa Civil Alerta, um sistema de alertas para desastres causados por eventos climáticos.
Para os primeiros testes, foram selecionados 11 municípios: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em nota, explicou que a tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia. O sistema usa a rede de telefonia celular para emitir alertas com aviso sonoro e sobrepor qualquer conteúdo na tela do usuário, funcionando inclusive em celulares no modo silencioso.
Os residentes em áreas de risco receberão as mensagens automaticamente, sem necessidade de cadastro prévio. O Defesa Civil Alerta permite o envio de mensagens de texto sobre alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros riscos. A mensagem será exibida sobre o conteúdo que estiver sendo acessado no celular.
No próximo sábado, a partir das 15h, será realizado um teste simultâneo em todas as 11 cidades selecionadas. Durante o teste, os celulares tocarão e vibrarão, marcando o início de uma nova fase na política de prevenção e alerta precoce no Brasil.