As aftas são incômodas e comuns. A causa exata ainda não está clara, mas seu creme dental pode estar relacionado.
Um ingrediente frequentemente utilizado para criar espuma nos cremes dentais, o lauril sulfato de sódio (SLS), tem sido associado a aftas em alguns estudos. Pesquisadores descobriram que pessoas que mudaram para um creme dental sem SLS tiveram uma redução na ocorrência dessas lesões. Em um estudo clínico publicado em 2012, 90 participantes foram orientados a usar dois tipos de cremes dentais por oito semanas. Aqueles que usaram um produto sem SLS relataram que suas aftas duraram menos tempo e causaram menos dor em comparação com o uso de creme dental contendo SLS.
Embora os especialistas alertem que os estudos são pequenos e mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor o impacto do SLS nas aftas, muitos clínicos dizem que a mudança para cremes dentais sem SLS já ajudou diversos pacientes.
“Agora, eles conseguem escovar os dentes sem sentir uma sensação de queimação,” disse o médico chefe de medicina oral e oncologia Alessandro Villa.
Diana Messadi, uma professora de medicina oral, patologia oral e dor orofacial, também recomenda a mudança para seus pacientes, afirmando que é uma alternativa segura e pode trazer grandes benefícios. “Pequenas mudanças no creme dental podem realmente melhorar a qualidade de vida de um paciente,” disse Messadi.
A relação entre creme dental e aftas
Aftas são úlceras dolorosas e arredondadas que se formam em tecidos moles da boca, como a parte interna das bochechas ou dos lábios.
Essas úlceras frequentemente começam com um trauma leve na mucosa, como uma borda afiada de um dente ou aparelho ortodôntico que irrita a boca, explicou Richard Wender, presidente do departamento de medicina familiar e saúde comunitária na Escola de Medicina Perelman.
Uma das teorias sobre como o SLS pode desencadear uma afta é que ele pode alterar a camada protetora de muco que cobre a mucosa bucal, conforme observou Villa. No entanto, não há uma explicação definitiva, disse a professora e diretora da divisão de patologia Vikki Noonan.
Sook-Bin Woo, professora de medicina oral e patologia oral, acrescenta que outros ingredientes presentes em cremes dentais com SLS podem ser os verdadeiros causadores da dor. “Muitas vezes, são os sabores de menta e outros aditivos fortes dos cremes dentais para adultos que provocam os sintomas,” afirmou Woo.
Empresas que fabricam cremes dentais afirmam que o SLS é amplamente utilizado. Um porta-voz de uma destas empresasasa declarou por e-mail que “muitos cremes dentais contêm SLS porque ele é seguro e eficaz na remoção de resíduos alimentares dos dentes.”
O que causa aftas?
Especialistas dizem que a causa exata das aftas ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja multifatorial, com diferentes razões para cada pessoa.
Estresse, histórico familiar de aftas e certas deficiências nutricionais têm sido associados a um maior risco de desenvolver essas úlceras. Em pacientes com histórico familiar, “parece haver algum tipo de defeito no sistema imunológico que está relacionado à reação inflamatória na boca,” disse A. Ross Kerr, diretor de medicina oral na Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York.
A falta de vitamina B12, ácido fólico, ferro ou zinco também pode estar associada ao surgimento das aftas. Alimentos ácidos, cítricos ou apimentados podem irritar as úlceras já existentes e agravar os sintomas, mas não há evidências suficientes de que esses alimentos causem aftas, disse Kerr.
As aftas, que ocorrem dentro da boca, não são contagiosas nem causadas por vírus. Elas são diferentes das herpes labiais, que geralmente aparecem do lado de fora dos lábios e são contagiosas.
Como tratar as aftas?
- Tratamentos médicos: Medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Anestésicos tópicos, como a benzocaína, proporcionam alívio temporário. Esteroides tópicos, como o gel de clobetasol, são usados para úlceras maiores ou recorrentes para reduzir a inflamação, explicou Vargo. Produtos como o Debacterol também podem cauterizar quimicamente a ferida.
- Enxágues com água salgada: O sal pode ajudar a “cauterizar levemente” a afta e reduzir as células inflamatórias, disse Wender. Embora não haja ensaios clínicos que comprovem sua eficácia, ele recomendou dissolver meia colher de chá de sal em 240 ml de água morna e bochechar por 15 a 30 segundos, repetindo três a quatro vezes ao dia.
- Suplementos: Algumas pesquisas sugerem que a vitamina B12 pode ajudar. Em um estudo controlado, pacientes que receberam 1.000 microgramas de B12 diariamente por seis meses apresentaram uma redução na duração, número e dor das úlceras em comparação ao grupo controle.
Quando procurar um médico?
Consulte um profissional de saúde se tiver três ou mais aftas ao mesmo tempo, se elas persistirem ou piorarem com o tempo. Isso pode indicar condições médicas subjacentes, como doença de Crohn, celíaca ou até câncer oral.
“Aftas não são anormais,” disse Ashley C. Mays, cirurgiã oncológica de cabeça e pescoço. “Mas aquelas que persistem por mais de duas semanas ou estão piorando merecem uma avaliação.”