Um estudo divulgado em maio afirma que cientistas, enquanto conduziam uma pesquisa populacional de lagartixas no nordeste da Índia, descobriram um réptil feliz de olhos arregalados, nunca visto anteriormente. Esta nova espécie de lagartixa parapente da Índia, destaca a escassez de documentação completa da biodiversidade da área.
Gekko mizoramensis é o nome da espécie, mas por causa da maneira como esses minúsculos lagartos se movem de árvore em árvore, os cientistas deram a eles o apelido de “lagartixa pára-quedas”. O animal desliza pelo ar arremessando retalhos de pele de seus corpos e caudas.
Segundo o estudo, embora existam lagartixas-pára-quedas em Bangladesh, Mianmar, Tailândia e Camboja, esta é a primeira vez que pesquisadores descobrem uma nova espécie no referido país.
As lagartixas encontradas na Índia são diferentes de outras lagartixas de pára-quedas, algumas das quais podem planar até 6 metros, de acordo com o relatório do cientista.
O noturno Gekko Mizoramensis usa imitação de cheiro para se defender enquanto voa. De acordo com o estudo, os répteis eram mais ativos ao anoitecer, emboscando e caçando suas presas, que incluíam besouros, baratas, mariposas e outros insetos.
As lagartixas foram capturadas manualmente por pesquisadores enquanto realizavam pesquisas na Índia. Todos os répteis foram descobertos entre 150 e 360 cm acima da superfície da terra.